Xabi Alonso, treinador do Real Madrid

Nem chuveiros havia: como o Real Madrid lidou com os problemas nos EUA

Da primeira vez que o clube visitou as instalações onde ficaria (The Gardens North County District Park) o vazio era a realidade

O Real Madrid teve em mãos uma missão difícil para tornar o The Gardens North County District Park, em Miami, no seu quartel-general para a participação no Mundial de Clubes. Segundo a Marca, quando o departamento dos madridistas responsável pela organização das viagens da equipa principal visitou o local pela primeira vez, há um ano, nada havia.

De acordo com o jornal espanhol, não havia balneários, duches ou campos de qualidade. Houve então uma luta contra o tempo para transformar um parque público na Flórida na sua casa emprestada, já que não estava em causa alguns pormenores, mas uma reconstrução profunda.

A equipa do Real Madrid, que visitou o local pela primeira vez há um ano, ficou surpreendida com a falta de infra-estruturas, apesar de o local ter sido oficialmente aprovado pela FIFA para o Campeonato do Mundo de 2026, e foi necessário um trabalho árduo para preparar tudo para o primeiro treino de Xabi Alonso com a equipa.

O parque municipal, com 33 hectares, inaugurado em 2019, dispõe de 10 campos relvados com iluminação, projetados de acordo com os padrões da FIFA. Os campos 1 e 2 foram especialmente renovados com relva de alta qualidade e sistemas de drenagem rápidos, sendo que a construção e a manutenção foram financiadas com perto de 100 mil dólares (cerca de 83 mil euros) pela Palm Beach County Sports Commission e pelo Real Madrid, que solicitaram que o relvado «descansasse» durante o último ano para que pudesse ser feita a substituição.

O principal problema foi o facto de o clube se ver obrigado a construir várias instalações temporárias para adaptar a sua base em Miami: tendas climatizadas foram montadas, assim como balneários, chuveiros portáteis, zonas para banhos de gelo para recuperação e um ginásio móvel. «Aqui não havia nada, nós fizemos tudo», disseram elementos do clube à Marca.

Foram os esforços do clube que permitiram criar infra-estruturas para a equipa treinar em condições equiparáveis às de Valdebebas, com tudo o que precisam à disposição. Para não contrastar com as condições que têm na unidade hoteleira onde estão hospedados, o Four Seasons de Palm Beach, na Florida, onde o luxo impera.

O acesso aos treinos é restrito e a segurança foi reforçada (é impressionante a presença de um posto policial portátil junto aos campos do Real Madrid).

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa 

Sugestão de vídeo: