Mundiais de Canoagem: desequilíbrio custa final a Teresa Portela
Teresa Portela não se qualificou para a final de K1 500 metros nos Mundiais de canoagem da Polónia, após um percalço na reta final da prova que a fez perder os três primeiros lugares.
A canoísta de 38 anos, que conta com cinco presenças olímpicas, terminou a regata a 1,36 segundos do terceiro lugar que lhe daria acesso à final. Portela teve um bom arranque e a meio da prova seguia em posição de apuramento.
«Sabia que ia ser uma prova muito dura e que nos últimos 200 metros dependia mesmo só de mim, mas desequilibrei-me ali um bocadinho no fim e a belga passou-me. E já não consegui», lamentou a atleta, acrescentando: «Senti mesmo que dependia de mim, que podia perfeitamente estar ao meu alcance, por isso...»
Apesar da frustração, Teresa Portela retira ilações positivas, especialmente considerando o curto período de preparação em K1, de apenas cinco semanas, após se ter dedicado às embarcações de K4 e K2 depois dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
«Triste porque acho que poderia estar perfeitamente nas finalistas. A parte positiva é que senti, mesmo, que com um bocadito mais de preparação, aquele final não me escapava», analisou. «Gostei muito de competir e de sentir que estou com power, de ter largado bem, de ir para a frente com elas. Depois, sim, ali falta-me um bocadito no fim, mas sinto que talvez devido a uma preparação muito reduzida», concluiu a canoísta.