Benfica empatou 1-1 em Moreira de Cónegos na época passada. Foi o último jogo de Roger Schmidt no comando técnico das águias - FERNANDO VELUDO/LUSA
Benfica empatou 1-1 em Moreira de Cónegos na época passada. Foi o último jogo de Roger Schmidt no comando técnico das águias - FERNANDO VELUDO/LUSA

Moreira de Cónegos não deixa Benfica sorrir desde o tempo de… Jorge Jesus

Registaram-se três empates nos últimos três encontros entre Moreirense e Benfica, em território minhoto. No banco, houve sempre um denominador comum: Roger Schmidt

A última vez que Benfica conseguiu vencer no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, os golos dos encarnados foram apontados por Lucas Veríssimo e Waldschmidt. Jorge Jesus era o treinador. O jogo terminou 2-1. Rafael Martins marcou para os minhotos.

Nessa época, 2021/22, o Moreirense acabou por descer para a Liga 2, mas as duas equipas voltaram a defrontar-se no ano seguinte para a Taça da Liga. Já com Roger Schmidt no comando dos encarnados, esse jogo terminou 1-1, ditando a eliminação do Benfica da competição supramencionada, com o clube do segundo escalão a vencer o grupo, por ter mais golos marcados.

A partida realizada em dezembro de 2022 foi dos primeiros dissabores daquela época em que os encarnados acabaram por ser campeões nacionais.

Maldição Schmidt

O Moreirense voltaria a surpreender Roger Schmidt na temporada seguinte (já na I Liga), também em dezembro, em jogo da jornada 12. O confronto terminou 0-0.

No ano passado, o treinador alemão completou o hat trick de empates em Moreira de Cónegos e acabou a ser despedido do comando técnico do Benfica. A partida terminou 1-1, mas o Moreirense esteve muito perto de vencer - não fosse o golo de Marcos Leonardo aos 90+7' de penálti.

Em três oportunidades para vencer em Moreira de Cónegos, o treinador alemão falhou sempre. Esse jogo ditou o fim de linha para o técnico que seria sucedido por Bruno Lage.

O Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas tem sido um dos terrenos mais problemáticos para as águias em Portugal, no passado recente. Nos últimos cinco confrontos, registaram-se quatro empates e uma vitória para a turma de Lisboa. Isto porque antes da vitória de Jorge Jesus (2-1), em agosto de 2021, o Benfica tinha lá empatado seis meses antes (1-1, na edição 2020/21 da Liga). O treinador era… Jorge Jesus.

Ainda assim, importa referir que o Moreirense nunca derrotou o Benfica no Minho. Em 19 partidas, há registo de 14 derrotas e cinco empates.