Miguel Queiroz, capitão da Seleção Nacional de basquetebol Foto: A Bola

Miguel Queiroz: «Portugal tem de estar sempre nos maiores palcos»

Capitão português acredita que o segredo parar chegar longe na competição é ir jogo a jogo e preparar bem os desafios

A Seleção Nacional arranca o Europeu de basquetebol na próxima quarta-feira, em Riga, diante da Chéquia. O capitão Miguel Queiroz sublinhou que a presença na fase final é um objetivo perseguido há muito tempo.

«É um sentimento de orgulho muito grande. Já há muito tempo que procurávamos isto, voltar a pôr Portugal num Europeu, numa fase final do Eurobasket e, depois de muita luta, conseguimos alcançar esse objetivo. Portugal tem de estar sempre nos maiores palcos. O nível do nosso basquetebol tem de subir e, para isso, temos de estar representados ao mais alto nível, como é um Europeu. Felizmente este ano conseguimos, vamos a Riga jogar e representar Portugal ao nível mais alto do basquetebol europeu», referiu, em declarações a A BOLA.

O jogador do FC Porto sabe que, durante a competição, Portugal não terá vida facilitada e que tem de ir encontro a encontro, tendo em conta a exigência que é jogar numa competição tão importante.

«Os objetivos passam por ir jogo a jogo, cada vez que conseguimos algum sucesso as dificuldades e os desafios vão ser maiores, sabemos disso. Quando nos qualificámos, sabiamos que íamos ter um Europeu de muita exigência, que precisamos de ser muito sérios e rigorosos no nosso trabalho para poder chegar a esta fase final nas melhores condições possíveis, com capacidade para competir, ganhar jogos e passar a fase de grupos», declarou.

O capitão tem as metas bem claras: «O nosso objetivo é claro, passar a fase de grupos, competir em todos os jogos, ganhá-los e passar essa fase. Não adianta pensar no que vem depois do dia 27, em que temos o jogo com a Chéquia. É pensar nesse jogo, preparar-nos da melhor maneira possível, descansar bem, treinar bem para estarmos nesse jogo com as máximas forças. E depois ir jogo a jogo e tentar alcançar vitórias para Portugal e passar a fase de grupos», concluiu o poste.