Mercado oficial: Farioli abandona Ajax após desilusão de título perdido
O treinador Francesco Farioli decidiu abandonar o comando técnico do Ajax.
A decisão chega depois de a equipa ter visto o título fugir para o PSV. O Ajax tinha nove pontos de avanço a cinco jornadas do fim da Eredivisie, mas acabou por perder o título para o rival de Eindhoven, que regressou à liderança de forma dramática na última jornada, perante o quarto deslize consecutivo do Ajax - dez pontos perdidos em doze possíveis.
A segunda posição e acesso à fase de liga da UEFA Champions League não foi suficiente para Farioli se manter no cargo, com uma breve nota nas redes sociais a dizer que o italiano «informou o clube da sua decisão».
Farioli has decided to leave Ajax after careful consideration. The head coach has informed the club’s board of his decision.
— AFC Ajax (@AFCAjax) May 19, 2025
Thanks for everything, Francesco! ♥️
Ajax desapontado com decisão
«Ter sido o primeiro treinador não neerlandês do Ajax desde 1998 e o primeiro treinador italiano de sempre do clube foi um privilégio absoluto: juntamente com a minha equipa, abraçámos este enorme desafio com respeito, responsabilidade, paixão e determinação em sermos bem sucedidos. Ganhar o respeito e o apoio dos adeptos do Ajax que sentimos durante toda a época significou muito para mim e para a minha equipa. Vivemos juntos momentos inacreditáveis e inesquecíveis: uma época única, intensa e emotiva, em que partilhámos crença, espírito de luta e orgulho, atingindo finalmente o nosso objetivo, cumprindo a nossa missão», referiu o treinador ao site do clube.
«A direção e eu temos os mesmos objectivos para o futuro do Ajax, mas temos visões e prazos diferentes sobre a forma como devemos trabalhar e operar para atingir esses objectivos. Dadas estas diferenças nos princípios e fundamentos do projeto, sinto no fundo do meu coração que este é o melhor momento para nos separarmos», acrescentou.
O Diretor Técnico Alex Kroes confessou tristeza: «Considero isto incrivelmente dececionante. Francesco e a sua equipa foram uma grande ajuda para nós. Foi uma época intensa, com muitos momentos memoráveis, e atingimos o nosso objetivo: a qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época. Francesco também desempenhou um papel fundamental no reforço da cultura de alto rendimento no Ajax, pelo que estamos extremamente gratos. Este verão já se adivinhava como uma janela de transferências exigente, e agora tornou-se ainda mais. Cabe-nos garantir que uma nova equipa técnica forte esteja no lugar quando os preparativos da pré-época começarem a 26 de junho.»