Mercado oficial: Botafogo anuncia sucessor de Renato Paiva
Davide Ancelotti é o novo treinador do Botafogo. O clube carioca anunciou que o técnico de 35 anos assina contrato válido até dezembro de 2026.
No fogão, Davide Ancelotti vai iniciar a primeira experiência como treinador principal. O jovem técnico é a aposta de John Textor para substituir o português Renato Paiva, que foi despedido após a derrota do Botafogo diante do Palmeiras (0-1) nos oitavos de final do Mundial de Clubes.
BEM-VINDO, ANCELOTTI! 🇮🇹🔥
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 8, 2025
Davide Ancelotti é o novo treinador do Botafogo. Italiano assinou contrato com o Glorioso até o final de 2026! ✍🏼📋 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/aeCg8EfJk4
Em comunicado, a direção do Botafogo defende que a decisão assenta num «passo estratégico» para reforçar a «inovação, ambição e protagonismo internacional» do clube. O fogão realça ainda que Davide Ancelotti está «totalmente alinhado com o projeto de desenvolvimento estrutural e desportivo do Botafogo Way», mentalidade pretendida por John Textor.
O clube comandado pelo empresário norte-americano realça os 12 anos de experiência de Davide Ancelotti como elemento-chave da equipa ténica do pai, Carlo, primeiro como preparador físico, entre 2011 e 2015, e posteriormente como adjunto, a partir de 2016.
Após a saída de Carlo Ancelotti do comando técnico do Real Madrid, em maio, Davide manifestou interesse em seguir a carreira de treinador principal. Ainda assim, acabou por juntar-se à equipa do pai na Seleção do Brasil, depois das negociações com o Rangers terem caído por terra.
A Confederação Brasileira de Futebol informou em comunicado que Davide Ancelotti cessou funções na seleção canarinha de forma permanente, mas frisou que participará «pontualmente» na preparação para o Campeonato do Mundo, em princípio nos momentos de concentração da equipa.