Mercado FC Porto: solução à vista no horizonte de Iván Jaime
Iván Jaime é um dos excedentários que o FC Porto procura colocar (novamente) na janela de transferências em curso e a solução pode voltar a passar pelo mercado norte-americano.
Ao que A BOLA apurou, o médio-ofensivo espanhol e os seus representantes receberam autorização por parte dos dragões para conversarem com emblemas da Major League Soccer (MLS), campeonato que o jogador conhece bem. Na temporada transata, recorde-se, foi emprestado aos canadianos do CF Montréal, onde somou um total de 1165 minutos distribuídos por 19 partidas, marcando dois golos e fazendo duas assistências.
A utilização de Iván Jaime foi algo irregular devido a uma gestão operada com pinças pelo Montréal, de forma a que a opção de compra acordada com o FC Porto, no valor de 5,5 milhões de euros, não fosse ativada automaticamente. Ainda assim, e apesar dessa intermitência, o criativo de 25 anos deixou boa impressão na América do Norte, onde continua a despertar interesse. Nesta altura, decorrem conversações que podem conduzir ao regresso de Jaime à MLS, mas ainda há muito mercado pela frente e é natural que o próprio atleta queira analisar todas as opções que possa ter à disposição.
Do lado do FC Porto, a posição é clara. À semelhança do que já aconteceu no arranque da época passada, Iván não entra nos planos de Francesco Farioli, pelo que o cenário ideal contemplaria, sabe A BOLA, a venda do médio contratado ao Famalicão por uma verba a rondar os €10 milhões, em 2023. Nesse sentido, a SAD liderada por André Villas-Boas pretende recuperar pelo menos uma parte desse investimento. Por outro lado, também não está descartada a hipótese de ser acordada uma nova cedência do jogador, que tem contrato até 2028, muito provavelmente acompanhada de opção de compra.
O processo está, portanto, em andamento, mas não é de crer que fique resolvido nos próximos dias. Assim sendo, Iván Jaime tem ordem para se apresentar no CTFD Jorge Costa na segunda-feira, tal como Samuel Portugal e Gabriel Veron, além de outros jogadores que estão fora do projeto para 2026/27. Até que tenham o futuro resolvido, vão trabalhar com a equipa B.