Mercado: brilhou na Premier League e agora pode ter destino surpreendente
Edin Dzeko pode estar prestes a protagonizar um dos movimentos mais inesperados do mercado de inverno. Aos 39 anos, o avançado bósnio está a ser apontado ao Schalke, clube que milita atualmente na segunda divisão alemã, segundo avança o Bild. Cenário surpreendente para um jogador que construiu uma carreira de elite nos principais palcos do futebol europeu.
A possibilidade surgiu em novembro, com o interesse a ganhar força nas últimas semanas. Ao que tudo indica, foi mesmo o entorno do jogador a dar o primeiro passo junto da direção do clube alemão, demonstrando abertura para o negócio. O Schalke colocou em cima da mesa um contrato fortemente dependente do rendimento, com bónus por golos marcados e por uma eventual subida de divisão.
Apesar do entusiasmo do internacional bósnio, dentro do clube alemão existe prudência. A concorrência do Paris FC é real e, internamente, o Schalke admite que o negócio não será fácil de concretizar.
Se a transferência se confirmar, será um regresso à Alemanha para Dzeko, que brilhou ao serviço do Wolfsburgo, onde deixou marca ao conquistar a Bundesliga e afirmar-se como um dos melhores pontas de lança da Europa. Depois disso, destacou-se no Manchester City, por cinco anos, vencendo duas Premier League, Foi figura maior na Roma e no Inter e, mais recentemente, apresentou-se a grande nível no Fenerbahçe, antes de rumar à Fiorentina, no passado verão.
A confirmar-se a ida para Gelsenkirchen, Dzeko trocaria novamente os grandes palcos por um projeto de reconstrução, num clube histórico que luta por regressar à elite.