Masters 1000 Dubai: Kalinskaya surpreende Swiatek rumo à primeira final da carreira
Anna Kalinskaya (40.ª ) derrotou esta sexta-feira Iga Swiatek para se qualificar para a final da prova, a primeira da carreira. A russa, que assume bandeira neutra no circuito feminino, bateu a número um mundial por 2-0, com duplo 6-4. Na caminhada para o jogo do título ganhou a três tenistas do 'top-10': Jelena Ostapenko (9.ª), Coco Gauff (3.ª) e agora Swiatek (1.ª) e mais surpreendentemente ainda é o facto de ter vindo da fase de qualificação do torneio.
Having the week of her life 🌟
— wta (@WTA) February 23, 2024
Anna Kalinskaya defeats world No.1 Swiatek 6-4, 6-4 to become just the second qualifier to reach a WTA 1000 final!#DDFTennis pic.twitter.com/0hzxG49YME
A polaca até entrou melhor no encontro e conseguiu a primeira vantagem no duelo (4-2), mas a Kalinskaya elevou e muito o nível para consumar a reviravolta no set inicial, ao assinar 11 winners e apenas um erro não forçado. A número um mundial mostrou-se mais inconsistente na segunda partida e a russa teve oportunidade de fechar o embate a 5-2, mas só o conseguiu fazer no jogo de serviço seguinte, após erro não forçado de direita da polaca.
«Ela [Swiatek] é uma óptima jogadora», frisou a tenista de 25 anos na flash-interview em court. «Sei que, se não me mantivesse calma e agressiva, ela ia destruir-me . Esse era o plano. Manter-me agressiva... Mexer muito com ela. Estou feliz por ganhar. Ela é inacreditável. De certeza que vamos jogar muitas vezes no futuro», concluiu.
Anna Kalinskaya after beating Iga Swiatek to reach first WTA 1000 final in Dubai:
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) February 23, 2024
“She’s a great player. I know if I don’t stay calm and aggressive she’s gonna destroy me 😂. That was the plan. To stay aggressive… Move her a lot. I’m happy I won. She’s unbelievable. I’m happy I… pic.twitter.com/fFvvSXXTDK
Na final, a 40.º melhor tenista do mundo vai defrontar a italiana Jasmine Paolini (26.ª), que venceu a romena Sorena Cirstea (22.º) na outra semifinal, por 2-0, com os parciais 6-2 e 7-6 (6).