Liga portuguesa é a que tem mais cartões na Europa
A Liga é o campeonato nacional com mais cartões em toda a Europa, segundo revela um novo estudo do Observatório do Futebol (CIES), que chegou à conclusão ao analisar todos os jogos que ocorreram no último ano de 71 ligas nacionais.
Cada jogo da Liga teve, em média, 5,37 cartões amarelos e 0,37 cartões vermelhos – os valores mais altos de todos os campeonatos primodivisionários. Destes, aquele que mais se aproxima no valor dos cartões amarelos é o campeonato grego (5,29 por jogo) e dos cartões vermelhos é a liga ucraniana (0,35 por jogo).
Fewest penalty cards per match, 7⃣1⃣ leagues 🌐
— CIES Football Obs (@CIES_Football) February 28, 2024
🥇 #J2League 🇯🇵
🥈 #J1League 🇯🇵
🥉 #Eredivisie 🇳🇱#Eliteserien 🇳🇴 #EersteDivisie 🇳🇱 #Allsvenskan 🇸🇪 #Ligue2 🇫🇷 #Ligue1 🇫🇷 #KLeague1 🇰🇷 #Superliga 🇩🇰
Full data in today @CIES_Football 🤓 Weekly Post 👉 https://t.co/NpApcPOvUK pic.twitter.com/zpIaPq9y90
Dos principais campeonatos europeus, a La Liga é a que está mais próxima de Portugal, com 5 cartões amarelos e 0,31 cartões vermelhos por jogo. Já aquele que vê menos cartolinas amarelas é a Ligue 1 (3,65 por partida) e a que tem menos cartões vermelhos é a Premier League (0,15 por encontro).
Se incluirmos campeonatos de divisões inferiores, a Liga continua a liderar nas expulsões por partida e, nos cartões amarelos, só é batida… pela Liga 2, que soma 5,42 em cada jogo.
Estes dados são explicados pelo elevado número de faltas que cada campeonato regista: 27,46 por jogo na Liga e 28,7 na Liga 2. Ainda assim, o campeonato europeu mais faltoso de todos é o sérvio, com 30 infrações por encontro.