Liga Europa: Mourinho perde em casa com o Athletic
O Athletic Bilbao continua em alta na Liga Europa, e esta quarta-feira, na 6.ª jornada da prova, bateu o Fenerbahçe de José Mourinho, em Istambul, por 2-0, com um bis de Iñaki Williams. A equipa de Ernesto Valverde continua invicta na competição e no topo da classificação, com 16 pontos. Já os turcos estão praticamente a meio da tabela.
A turma do treinador português deu um enorme tiro no pé logo aos 5’, quando um atraso de Samet Akaydin para o guardião Livakovic ficou demasiado curto. Aproveitou Gorka Guruzeta para recolher a bola e passar para Iñaki, que só teve de encostar para uma baliza deserta.
Nem tudo foram boas notícias para o Athletic, no entanto, porque Nico Williams saiu de campo com queixas físicas no decorrer da 1.ª parte.
Ainda assim este foi um encontro em que o Fenerbahçe teve muitas dificuldades em contrariar o domínio adversário, e a equipa do País Basco praticamente sentenciou a partida em cima do intervalo. Inãki (45’) invadiu a área pelo lado direito e fez um remate forte e colocado, sem hipóteses de defesa para Livakovic.
⏸️ 𝗗𝗘𝗦𝗖𝗔𝗡𝗦𝗢
— Athletic Club (@AthleticClub) December 11, 2024
Un sólido e incisivo Athletic se va con ventaja a los vestuarios gracias al doblete de Iñaki Williams.
💪 Segi, talde!#FenerbahçeAthletic #UniqueInTheWorld 🦁 pic.twitter.com/ddql2RlZ5o
A tarefa do Fenerbahçe ficou ainda mais complicada com a expulsão de Mert Muldur, aos 69’. A equipa perdeu capacidade de lutar pelo resultado e acabou o jogo com apenas quatro remates e só um deles à baliza.
O Fenerbahçe fica assim com oito pontos e provisoriamente no 15.º lugar da Liga Europa. Foi a segunda derrota da equipa na prova (depois da visita ao terreno do AZ Alkmaar) e nas última duas jornadas receberá o Lyon e visitará o terreno do Midtjylland. Mourinho perdeu assim o encontro que, segundo a Imprensa espanhola, poderá ditar o fim da sua ligação ao Fenerbahçe.
Já o Athletic encontra-se muito próximo de garantir a qualificação direta para os oitavos de final da Liga Europa e sabe que, independentemente dos restantes resultados desta 6.ª jornada, vai acabá-la, pelo menos, na liderança partilhada da classificação (tem mais três pontos do que a Lazio e do que o Frankfurt).
Artigos Relacionados: