Liga 3: Santarém festejou a Sul, SJ Ver e V. Guimarães B triunfaram a Norte
Foi apenas no derradeiro encontro da ronda que a 7.ª jornada da Série B da Liga 3 atribuiu um vencedor: a UD Santarém.
Os escalabitanos, que receberam, na noite deste domingo, o Vitória Sernache, sabiam, à partida, que uma vitória os colocaria em zona de apuramento para a fase de subida. Este desiderato, a confirmar-se (como foi o caso), advinha do contexto verificado nos outros quatro embates já realizados: dois durante a tarde — Louletano 2 (Tiago Correia e Daniel Paulino)-Atlético 2 (Hélder Suker e Solo Traoré) e Belenenses 1 (João Oliveira)-Covilhã 1 (Danny Pires) — e outros dois na véspera — Caldas 3 (Guilherme Pio e bis de Gonçalo Chaves)-Mafra 3 (Lénio Neves, Mamor Niang e Goba Zakpa) e Lusitano 2 (Tiago Baptista e Dida) Oliveirense 2 (Vasco Braga e João Daniel).
Desta forma, e à boleia de uma reviravolta, o conjunto orientado por Dimas, antigo internacional português, selou o triunfo com dois golos em dois minutos, apontados por Rodrigo Silva (40') e Bruno Sousa (42'), isto já depois de Edgar Moura ter colocado a formação de Natan Costa em vantagem, aos 23'.
Desta forma, a UD Santarém subiu ao 4.º lugar, com 10 pontos, tantos quantos tem a UD Oliveirense, sendo que Belenenses (17) e Atlético (14) ocupam as duas primeiras posições. Já o Vitória Sernache permanece no último posto, com 4 pontos, atrás de Lusitano de Évora (6), Covilhã (7), Caldas e Louletano (7), e Mafra (9).
Pendor visitante a norte
Mais a Norte, na Série A, houve disparidade em relação ao que se passara no sábado. Nesse dia, Paços de Ferreira (1-0 ao Leça) e Paredes (4-0 ao Trofense) tinham vencido as suas partidas em casa, mas ontem ninguém aproveitou o conforto do lar para sorrir em pleno.
O melhor que ainda foi feito na condição de visitado foi por parte do Marco 09, que somou um ponto na receção ao Fafe. O nulo espelha o equilíbrio registado, sendo que os marcoenses seguem na segunda posição da tabela, com 11 pontos, mais um do que os minhotos, precisamente, e também dos leceiros.
Os golos (e as vitórias) surgiram à tarde. Em Viana do Castelo, Tiago Campas (44') e Luís Soares (60' e 90'4) selaram o triunfo (3-1) do São João de Ver no reduto do Vianense, a quem nada valeu o remate certeiro de Pedro Soares (83').
Chuva de golos ainda maior aconteceu na Póvoa de Varzim. Rodrigo Macedo (9'), Mathias Tepe (38' e 50') e Jota Pereira (88') ofereceram o triunfo ao Vitória de Guimarães B, com João Couto (22') e David Peres (78') a faturarem para a formação poveira.
O Paredes é líder isolado (16 pontos), sendo que fora da zona de apuramento estão SJ Ver, Vianense e Varzim (todos com 9), Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães B (ambos com 8) e Trofense (5).