Académica foi superior à UD Leiria, na 7.ª jornada da Liga 2, e levou os três pontos para Coimbra — Foto: UD Leiria
Académica foi superior à UD Leiria, na 7.ª jornada da Liga 2, e levou os três pontos para Coimbra — Foto: UD Leiria
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Liga 2: histórico dérbi do Centro (bem) pintado de preto (crónica)

Académica foi ao reduto da UD Leiria vencer por duas bolas a zero. Leandro Silva, de penálti, abriu o ativo ainda na primeira parte, Kévin Zohi fechou as contas do desafio logo após o reatamento. Que grande ambiente na cidade do Lis, com quase 15 mil adeptos nas bancadas — e que festa dos dois milhares de simpatizantes da Briosa!

Mais de 15 anos depois, UD Leiria e Académica voltaram a encontrar-se na cidade do Lis para um jogo relativo aos campeonatos profissionais. E tal como acontecera na 1.ª jornada da época 2011/2012, no dia 15 de agosto de 2011, os estudantes saíram a sorrir do grande dérbi do Centro de Portugal — depois desse duelo, note-se, os dois clubes mediram forças na segunda volta do referido campeonato do principal escalão, com o nulo a imperar no anfiteatro conimbricense, a 20 de janeiro de 2012.

Este domingo, com o imponente Castelo como testemunha da força de dois emblemas cujos adeptos (quase 15 mil) deram um festival nas bancadas (que festa enorme dos cerca de 2 mil simpatizantes da Briosa que se deslocaram a Leiria), houve uma autêntica lição de organização por parte dos estudantes. António Barbosa ensinou tudo à sua equipa. Do rigor defensivo ao controlo da posse de bola, dos tempos de pressão à exploração da profundidade. Um manual prático e eficaz.

E quando Leandro Silva abriu o ativo, aos 36 minutos, na transformação de um penálti — mão de Nabil Ondó que teve intervenção do VAR —, tudo ficou encaminhado para uma tarde pintada de... preto.

Se houve mensagem que passou ao intervalo foi a de António Barbosa: logo após o reatamento, Amadou Coundoul ofereceu a felicidade a Kévin Zohi e ficou tudo dito (49').

Os unionistas esboçaram reação, mas com muito pouco acerto. E quando Victor Braga foi batido, após cabeceamento de Tharlley (72'), o lance foi (bem) anulado por fora de jogo de Jair. Os academistas venceram com inteira justiça e superaram o rival regional (também) na classificação.

A iniciar sessão com Google...