Ingleses colocam autogolo de Martim Fernandes entre os piores de sempre (vídeos)
Martim Fernandes foi um dos protagonista do empate entre FC Porto e Nottingham Forest (1-1), na primeira mão dos quartos de final da UEFA Europa League. O lateral direito quis atrasar a bola para Diogo Costa, mas acabou por marcar na própria baliza de forma bizarra, aos 13'.
Infelicidade de Martim Fernandes vale o empate para o Forest 🥶#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #UEFAEuropaLeague #FCPorto #NottinghamForest #ConfiaBetano #BetanoUEL pic.twitter.com/EkTi2ySs7J
— sport tv (@sporttvportugal) April 9, 2026
O autogolo ultrapassou fronteiras e motivou uma questão levantada pela BBC: «Será o autogolo de Martim Fernandes o pior de sempre?» A publicação inglesa recordou cinco autogolos bizarros.
O primeiro remonta a 7 de setembro 1991 quando Lee Dixon, do Arsenal, tentou um passe atrasado, mas aplicou um chapéu involuntário a David Seaman contra o Coventry.
Seis anos depois, na penúltima jornada da edição 1997/98 da segunda divisão inglesa, o Manchester City precisava de um bom resultado contra o Queens Park Rangers para evitar a descida ao terceiro escalão. No entanto, Jamie Pollock teve o azar de uma vida e assinou um autogolo de cabeça.
Em abril 2001 foi a vez de Franck Queudrue de ficar ligado à história de um jogo graças a um autogolo a 30 metros da baliza. A execução do central do Lens foi tecnicamente perfeita, mas na direção errada contra o Bastia, na Ligue 1.
Quel est pour vous le plus beau CSC de l’histoire ?
— CM Football (@CMFootball_) March 7, 2023
Pour moi, Franck Queudrue avec le RC Lens pic.twitter.com/iAptAvzwZd
Cinco anos depois, Chris Brass, defesa do Bury, ofereceu um golo caricato ao Darlington, em duelo a contar a League Two. O central quis aliviar a bola, mas esta embateu no próprio rosto e mudou a trajetória rumo às redes defendidas por um jovem Kasper Schmeichel. O Bury, ainda assim, venceu por 3-2.
O autogolo mais recente remonta a um encontro entre o Sport Recife e o Novorizontino, a 24 de junho de 2024, na terceira jornada da Série B. A turma do Nordeste saiu com a bola, que foi parar aos pés de Alisson Cassiano. A falta de comunicação com o guarda-redes culminou em autogolo hilariante poucos segundos depois do início da partida.
Artigos Relacionados: