Paul Seixas estreia-se a venceu um monumento! (foto D.R.)
Paul Seixas estreia-se a venceu um monumento! (foto D.R.)
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Histórico: Paul Seixas torna-se o vencedor mais jovem do Giro da Lombardia

Aos 20 anos e 16 dias de idade, o francês atacou a 19 quilómetros da meta do quinto monumento da temporada e superou o recorde de Giovanni Gerbi que durava desde a edição inaugural da clássica das folhas mortas, em 1905

Paul Seixas rubricou uma exibição memorável este sábado ao triunfar a solo em Como, tornando-se o mais jovem vencedor da história da Volta à Lombardia. A jovem promessa francesa superou um recorde que pertencia a Giovanni Gerbi desde a edição inaugural da clássica das folhas mortas, em 1905.

Depois de cinco vitórias consecutivas de Tadej Pogacar entre 2021 e 2025, a prestigiada prova italiana conheceu um novo vencedor pela primeira vez desde 2019, ano em que Bauke Mollema ergueu os braços - neerlandês que, por coincidência, cumpriu este sábado a última corrida da sua carreira antes da retirada.

A corrida explodiu em definitivo na subida ao Civiglio, a 19 quilómetros da meta, momento em que Seixas desferiu um ataque demolidor que esticou o grupo dos favoritos e colocou de imediato Remco Evenepoel (Red Bull-Bora-Hansgrohe) em dificuldades. Apenas Giulio Ciccone (Lidl-Trek) e Tom Pidcock (Pinarello-Q36.5) conseguiram inicialmente responder à aceleração do jovem da equipa Decathlon CMA CGM, mas acabaram por ceder à roda do prodígio francês a 18,3 quilómetros do fim.

Seixas manteve um ritmo avassalador até ao topo da contagem, alcançando uma vantagem de 30 segundos sobre a dupla perseguidora formada por Ciccone e Enric Mas (Movistar), com Pidcock e Filippo Zana (Soudal Quick-Step) a passarem a 45 segundos. Segura na descida do Civiglio, a jovem revelação dilatou a margem na segunda passagem por San Fermo della Battaglia.

Na derradeira ascensão a San Fermo della Battaglia, Mas descolou Ciccone para garantir a segunda posição, deixando o italiano com a árdua tarefa de segurar o último lugar do pódio perante a aproximação de um pelotão numeroso. Paul Seixas cortou a meta isolado, com tempo de sobra para festejar o feito, garantindo 48 segundos de avanço sobre Enric Mas. Giulio Ciccone concluiu em terceiro a 1.04 minutos, na sua despedida da Lidl-Trek, ao passo que Evenepoel levou a melhor no sprint do grupo pelo quarto lugar.

A iniciar sessão com Google...