Gil Vicente: três ausências no início da preparação para o Nacional
Depois de concluírem a melhor primeira volta da sua história, os jogadores do Gil Vicente regressaram aos treinos na segunda-feira, com os olhos postos na receção ao Nacional, agendada para 17 de janeiro.
O empate frente ao bicampeão Sporting (1-1), que permitiu aos gilistas fechar a primeira metade da Liga com 28 pontos e no 4.º lugar, marcou um momento histórico para o clube de Barcelos. Após esse resultado, a equipa orientada por César Peixoto iniciou um período alargado de preparação para o próximo compromisso, beneficiando de vários dias de trabalho até ao regresso à competição.
Para esse encontro, o treinador já sabe que não poderá contar com, pelo menos, dois jogadores. Jonathan Mutombo, que tinha regressado à competição diante do Sporting depois de uma longa paragem desde outubro, voltou a sair lesionado e está novamente indisponível. Já Facundo Cáseres, médio argentino que vinha a ser opção regular no onze, teve de ser substituído ainda na primeira parte do jogo com os leões, prevendo-se uma paragem de várias semanas.
A estas ausências junta-se a continuidade de Ghislain Konan ao serviço da Costa do Marfim na CAN. O lateral enfrenta o Burquina Faso nos oitavos de final, esta terça-feira, dia 6, e, caso a seleção marfinense chegue à final, poderá permanecer ausente até 18 de janeiro.
Em sentido inverso, Jonathan Buatu já regressou da CAN no final da última semana. O central angolano falhou o encontro com o Sporting, mas voltou a integrar os trabalhos do plantel na sessão de segunda-feira, surgindo como mais uma opção para César Peixoto na preparação do duelo com o Nacional.