Gil Vicente: internacionais já estão à disposição de Bruno Pinheiro
O treino matinal desta quinta-feira trouxe boas notícias a Bruno Pinheiro: Jonathan Buatu, Sandro Cruz e Jesús Castillo regressam das suas seleções sem qualquer problema físico e treinaram sem limitações com o restante plantel gilista.
Jonathan Buatu acabou por não somar qualquer minuto nestes dois jogos de Angola - duas vitórias sobre o Níger (2-0 e 1-0) que garantiram a qualificação para o Campeonato Africano das Nações de 2025 -, ao passo que Sandro Cruz, também em representação dos Palancas Negras, foi titular no primeiro encontro, tendo sido substituído ao intervalo, e não atuou no segundo.
Já no que concerne a Jesús Castillo, o médio foi titular nos dois mais recentes compromissos do Peru - vitória por 1-0 sobre o Uruguai e derrota por 0-4 diante do Brasil, em jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 -, sendo que na primeira partida, com a seleção celeste, realizou uma extraordinária exibição e deu um forte contributo para o triunfo alcançado pela formação peruana. Já no duelo com a canarinha, o médio do Gil Vicente acabou por ter uma prestação mais discreta (à imagem, de resto, do que aconteceu com toda a equipa), tendo sido substituído aos 57 minutos.
Após os compromissos internacionais, Jonathan Buatu, Sandro Cruz e Jesús Castillo já treinaram esta quinta-feira em Barcelos, na sessão matinal que decorreu no relvado do Estádio Adelino Ribeiro Novo, e, dessa forma, todos eles podem entrar nas opções de Bruno Pinheiro para o encontro de sábado, frente ao Belenenses, referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Em dúvida para o duelo com os azuis do Restelo está Mory Gbane. O médio costa-marfinense está na fase final da recuperação a uma lesão muscular na coxa direita, contraída no jogo com o Casa Pia (1-1), relativo à 6.ª jornada da Liga e que se realizou no passado dia 22 de setembro, mas ainda não é líquido que possa ser dado como apto para este jogo vindouro da prova rainha do futebol português.
Quem falhará, com toda a certeza, o jogo com o Belenenses é a dupla de médios constituída por Yaya Sithole e Facundo Cáseres. O sul-africano fraturou a tíbia e o perónio da perna direita (e tem mesmo a época em risco...), ao passo que o argentino recupera de uma cirurgia ao menisco do joelho direito (há a expectativa de que possa regressar aos relvados no próximo mês de janeiro).
Esta sexta-feira, o plantel do Gil Vicente volta a treinar de manhã, sendo que depois da sessão, mais concretamente às 12.30 horas, Bruno Pinheiro estará na sala de Imprensa para fazer a antevisão do jogo com o Belenenses.
Artigos Relacionados: