Francisco Neto, selecionador nacional - Foto: Miguel Nunes
Francisco Neto, selecionador nacional - Foto: Miguel Nunes

Francisco Neto antevê jogo com a Letónia: «Temos de ser competentes»

Selecionador nacional elogiou o adversário da próxima terça-feira e afirmou que o grande objetivo é estar presente no Mundial 2027, no Brasil. Dolores Silva destaca a necessidade de Portugal ter «máxima seriedade e respeito» para conquistar os três pontos

Francisco Neto, treinador da Seleção Nacional feminina, fez esta segunda-feira a antevisão ao jogo com a Letónia, a contar para a 3.ª jornada do grupo B3 de apuramento para o Mundial 2027. O técnico de Portugal destacou que, apesar do conjunto letão ter perdido nas duas partidas anteriores, marcou e competiu bem em ambas.

«Interessa o que analisámos, o que vimos e a competência e organização da Letónia, que faz dois jogos fora e compete muito bem. Faz golos nos dois jogos, com uma boa organização defensiva. Merecia outro resultado com a Eslováquia, com a Finlândia foram mais defensivas, mas conseguiram, mesmo assim, fazer golos e criar perigo, retirar-lhes espaços. Foram dois jogos muito competitivos por parte da Letónia, que está em crescimento», começou por analisar o selecionador.

Francisco Neto garantiu não estar preocupado com a necessidade de motivar o grupo e destacou o facto de jogar fora como mais um obstáculo a ultrapassar. «O grupo tem de estar motivado. É muito experiente, sabe do tal cliché do 'jogo a jogo'. Os jogos têm de ser jogados com competência. É verdade que, nos apuramentos, independentemente dos adversários, os jogos fora são sempre mais complicados que os jogos em casa. As equipas fazem do fator-casa uma fortaleza. Teremos de ser mais fortes para conseguirmos derrubar essa fortaleza da Letónia e temos de ser suficientemente competentes», prosseguiu.

«Jogar por Portugal tem essa responsabilidade, há que ter essa ambição e esse orgulho de, seja onde for e contra quem for, acreditarmos que há um adepto português na bancada. Por eles, por aqueles que ficaram em casa a apoiar, pelos nossos e por Portugal temos de ser competentes e vencer», acrescentou o treinador, que reforçou que a seleção quer estar presente no Brasil em 2027: «O grande objetivo é ir ao Campeonato do Mundo. Para isso temos de ser competentes em pelo menos 10 jogos. Amanhã é mais um, é apenas o terceiro de uma caminhada longa. Queremos fazê-la bem e, por isso, temos de estar focados no jogo de amanhã e, depois disso, jogo a jogo, fazermos o que temos de fazer.»

Dolores Silva, capitã de Portugal, também fez a antevisão à partida. «É mais um jogo importante no nosso trajeto para a qualificação. É um jogo fora, com um adversário com quem ainda não jogámos. Sabemos da seriedade que temos de ter. É preciso ter máxima concentração, máximo foco, máximo respeito. Temos de respeitar o adversário e de fazer um bom jogo», começou por dizer.

A média do Levante também referiu a capacidade goleadora da Letónia. «Essa é uma preocupação. Vai jogar em casa, com os seus adeptos, contra Portugal, que até agora tem só vitórias. A seleção da Letónia vai querer dar o melhor e respeitar o país da melhor maneira possível. Temos de ter o máximo respeito em busca do que mais queremos, que é conquistar mais três pontos», continuou.

«O grupo está tranquilo, motivado, concentrado. Trabalhámos durante a semana para este jogo. Estamos ansiosas para que chegue o dia de amanhã para competirmos bem. Queremos jogar à Portugal, com o objetivo de ganharmos mais três pontos», completou. Letónia e Portugal defrontam-se pelas 18 horas de Portugal Continental da próxima terça-feira.