Farense-Moreirense: confirmem o que de bom foi feito, sff
Hoje, com início agendado para as 18:00h, Farense e Moreirense dão o pontapé de saída na Liga 2024/2025 no São Luís, em Faro, com arbitragem de Miguel Nogueira (AF Lisboa). Depois do percurso positivo na última temporada, agora, em 2024/2025 a exigência subiu e todos esperam a confirmação da qualidade dos dois conjuntos.
Na Liga, o Moreirense venceu os quatro jogos realizados entre os dois clubes e também tem vantagem nos confrontos em casa do Farense, tendo vencido dois – contra um triunfo dos algarvios – nas quatro ocasiões em que se encontraram em jogos oficiais.
O Farense, que manteve José Mota como treinador, operou uma pequena revolução no plantel, tendo-se registado dez entradas para todas as posições. Apesar do assédio e das propostas, os algarvios mantiveram as suas principais estrelas, Ricardo Velho e Belloumi, mas viram partir o seu goleador: Bruno Duarte. No reforço do plantel, os leões de Faro privilegiaram o mercado espanhol, com a contratação de quatro jogadores – Lucas Cañizares (guarda-redes, Real Madrid), Marco Moreno (central, Atlético Madrid), Aléx Bermejo (extremo, Burgos) e Darío Poveda (avançado, Cartagena). Em termos táticos, José Mota deverá dar continuidade ao 4x3x3 ou 4x2x3x1, utilizado na maioria dos jogos na passada temporada. Pastor, castigado devido a duplo cartão amarelo frente ao Portimonense na última jornada de 2023/2024 é baixa, assim como Kaique, lesionado.
Equipa provável do Farense (4x2x3x1)
Ricardo Velho; Rivaldo Morais, Marco Moreno, Raul Silva e Talocha; Cláudio Falcão e Ângelo Neto; Belloumi, Rafael Barbosa e Álex Bermejo; Darío Poveda
Lesionados: Kaique
Castigados: Pastor
Antevisão de José Mota (treinador do Farense):
Nos cónegos, a mudança mais significativa aconteceu na equipa técnica, com a mudança de treinador, com a boa campanha realizada a originara a ascensão de Rui Borges, que trocou o Moreirense pelo Vitória Guimarães. Para o seu lugar regressou César Peixoto, que já tinha estado no comando técnico do emblema minhoto em 2020/2021. As alterações foram mínimas no plantel, tendo sido mantida a base, transitando 19 dos 25 jogadores da época passada. A estrutura de Rui Borges assentava no rigor defensivo e na eficácia atacante e há curiosidade em perceber o que César Peixoto irá alterar em termos táticos. Em termos de resultados a pré-época trouxe apenas uma derrota, com três empates e quatro triunfos. O extremo Hernâni Infande está lesionado e não entra nas contas do treinador para este jogo.
Equipa provável do Moreirense (4x3x3):
Kewin; Fabiano, Maracás, Carlos Ponk e Frimpong; Alan, Sidnei Tavares e Lawrence Ofori; Antonisse, Luís Assue e Madson
Lesionados: Hernâni Infande
Castigados: nada a assinalar
Antevisão de César Peixoto (treinador do Moreirense):