Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto
Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto - Foto: IMAGO

Diogo Costa comanda muralha no Dragão

Nenhuma equipa do campeonato marcou no recinto portista, mas vem aí um SC Braga com argumentos para desafiar a solidez azul e branca. Poder de fogo da equipa de Farioli nos seus domínios importante para abater um adversário que não perdeu fora, até ao momento

Sporting e Moreirense foram as únicas equipas da Liga que ao cabo de nove jogos descobriram o fundo das redes da baliza de Diogo Costa. Os leões tiveram a ajuda involuntária de Nehuén Pérez para marcar ao FC Porto, mas mesmo assim os dragões saíram do clássico no Estádio de Alvalade vitoriosos. Contra os cónegos, foi o criativo Alan a marcar, naquela que foi a primeira aproximação da turma de Vasco Botelho da Costa à área portista.

Já no Estádio do Dragão, para o campeonato, nenhuma equipa marcou e essa impermeabilidade do FC Porto surge acompanhada de outro aspeto que tem a ver com as poucas ocasiões criadas pelos adversários em casa dos azuis e brancos. Poderá o SC Braga quebrar essa tendência?

Não foi por acaso que na antevisão ao jogo contra os minhotos, Francesco Farioli desafiou a sua equipa a manter-se em alerta máximo e com os níveis de concentração e compromisso em alta. A equipa azul e branca soma oito vitórias e apenas um empate na principal competição nacional, consolidando a sua posição como um dos principais candidatos ao título e é assim que Farioli quer continuar a ver a sua equipa: a comandar e a manter uma distância segura sobre os rivais.

Alargando a visão a todas as competições, só o Estrela Vermelha foi capaz de marcar no Estádio do Dragão, mas mesmo assim saiu derrotado por 2-1, na segunda jornada da UEFA Europa League. Em casa, os azuis e brancos marcaram 10 golos em cinco partidas, perfazendo uma média de dois golos por jogo e só ficaram em branco contra o Benfica (0-0), na oitava ronda da Liga.

Ainda assim, este SC Braga, que parece ter saído com classe de uma fase mais turbulenta, apresenta números fora de casa que deixam Farioli de sobreaviso: nos seis últimos jogos, os bracarenses apenas sofreram um golo e fora da Pedreira ainda não perderam esta época, somando cinco vitórias e quatro empates. Mais: marcaram nove golos nas duas mais recentes partidas, goleando o Santa Clara por 5-0 e o Casa Pia por 4-0. É um adversário de respeito para a melhor defesa do campeonato.

O duelo entre FC Porto e SC Braga promete ser um verdadeiro teste à consistência defensiva dos dragões e à capacidade ofensiva dos minhotos, num confronto que poderá ter impacto direto na luta pelos lugares cimeiros da tabela. Com as bancadas do Estádio do Dragão a exibirem uma grande moldura humana, o espetáculo está garantido. Resta saber qual das duas equipas sairá a sorrir.