De Luís Montenegro ao Benfica: reações à morte do Papa Francisco
O Papa Francisco morreu esta segunda-feira aos 88 anos. O Vaticano anunciou bem cedo a morte de Francisco, com saúde debilitada depois de um recente internamento de várias semanas entre fevereiro e março.
As reações começaram a cair, começando pelos clubes italianos, que viram os jogos desta segunda-feira adiados.
Luís Montenegro, primeiro-ministro: «Francisco foi um Papa extraordinário, que deixa um singular legado de humanismo, empatia, compaixão e proximidade às pessoas». O Governo decretou três dias de luto nacional.
Francisco foi um Papa extraordinário, que deixa um singular legado de humanismo, empatia, compaixão e proximidade às pessoas.
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) April 21, 2025
As suas visitas a Portugal, no Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima e na Jornada Mundial da Juventude, marcaram o nosso país e geraram uma… pic.twitter.com/hYkZiLhUET
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa , falará ao país às 20 horas.
Inter Milão:
«O Internazionale Milano associa-se à dor pelo falecimento do Papa Francisco, um homem de fé, humildade e diálogo que sabia falar ao coração de todos»
FC Internazionale Milano si unisce al dolore per la scomparsa di Papa Francesco, un uomo di fede, umiltà e dialogo che ha saputo parlare al cuore di tutti.#FCIM
— Inter ⭐⭐ (@Inter) April 21, 2025
Pedro Proença, presidente da FPF
«Em meu nome e da Federação Portuguesa de Futebol, associo-me ao lamento e consternação pelo falecimento do Papa Francisco. Um Homem de causas que, com a sua simplicidade e humildade, teve a capacidade de tocar o Mundo, acima de qualquer credo religioso. Que o seu legado de fraternidade seja seguido e honrado, assim como o seu ideal de uma Igreja para todos», lia-se numa nota.
Liga Portugal
«A Liga Portugal manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrido esta segunda-feira, aos 88 anos de idade. Ao longo do seu pontificado, o Papa Francisco afirmou-se como uma voz serena e firme na defesa da paz, da inclusão e da dignidade humana. A sua liderança espiritual destacou-se pela promoção constante do diálogo entre culturas, religiões e nações, deixando um legado de humildade, coragem e esperança. A sua ligação a Portugal permanece viva na memória coletiva, em especial pela mensagem de unidade deixada durante as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, no verão de 2023 — evento ao qual a Liga Portugal se associou, com enorme orgulho, através da Fundação do Futebol. Apaixonado pelo Desporto, e pelo Futebol em particular, acompanhava-o com entusiasmo, reconhecendo na sua essência valores que o próprio sempre promoveu: respeito, fraternidade e superação. «Foi um homem de coragem e de convicções. Um verdadeiro defensor de causas humanas, próximo dos que mais precisam e exemplo de liderança pela palavra, pelo gesto e pelo coração. Deixa uma marca profunda no nosso tempo», sublinha Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal. Neste momento de dor, a Liga Portugal associa-se ao luto da Igreja Católica e de todos aqueles que, crentes ou não, encontraram no Papa Francisco uma referência de humanidade. Descanse em paz.
Benfica:
«O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, líder inspirador da Igreja Católica e referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo. Apaixonado pelo futebol, o Papa Francisco sempre reconheceu no desporto um instrumento de paz, inclusão e fraternidade entre os povos. O Sport Lisboa e Benfica recorda com emoção a honra de ter sido recebido por Sua Santidade no Vaticano, num encontro que ficará para sempre na memória da instituição. Em nome do Sport Lisboa e Benfica, expressamos as mais sentidas condolências à Igreja Católica, à comunidade crente em todo o mundo, e ao povo argentino, sua pátria de origem.
José Mourinho:
«Para ser grande, acima de tudo é necessario saber ser pequeno»
Lazio:
Il cordoglio del Presidente Claudio Lotito per la scomparsa di Papa Francesco
— S.S.Lazio (@OfficialSSLazio) April 21, 2025
➡️ https://t.co/Ewc0vbmrXg pic.twitter.com/v62qHJOJyT
Buffon, antigo jogador
«Foi um Papa especial, capaz de iluminar o seu tempo como só os maiores o fazem. Foi um ponto de referência espiritual e moral que falou sempre ao coração do mundo, com simplicidade, humanidade e força»
Francesco è stato un Papa speciale, capace di illuminare il suo tempo come accade solo ai più grandi.
— Gianluigi Buffon (@gianluigibuffon) April 21, 2025
È stato un punto di riferimento spirituale e morale che ha sempre parlato al cuore del mondo, con semplicità, umanità e forza.
Ci ha indicato la strada con grande coraggio e… pic.twitter.com/vBpyf85Zp8
Milan:
«Mesmo com uma bola de trapos, podes fazer milagres. Como uma luz, as suas palavras viverão nos nossos corações e guiar-nos-ão para a eternidade»
"Even with a rag ball, you can work miracles."
— AC Milan (@acmilan) April 21, 2025
Like a light, your words will live on in our hearts and guide us for eternity.
"Anche con una palla di stracci si possono fare miracoli"
Come luce, le tue parole vivranno nei nostri cuori e ci guideranno per l'eternità. pic.twitter.com/hbRyecyacR
Gianni Infantino, presidente da FIFA:
«Estou profundamente triste ao saber da morte do Papa Francisco. Tive o privilégio de estar com ele em algumas ocasiões, e ele sempre partilhou seu entusiasmo pelo futebol e enalteceu o importante papel que o nosso desporto tem na sociedade, em particular na relação com a educação e a proteção das crianças em todo o mundo. Sei o quanto ele significou para a comunidade católica como líder da sua igreja em todo o mundo. Através da mensagem de esperança e paz que ele transmitiu ainda ontem, no domingo de Páscoa, ele liderou pelo exemplo, e minhas sinceras condolências vão para todos aqueles que o conheceram, para a sua comunidade, familiares e amigos. Todas as orações de todo o mundo do futebol estão com ele. Que descanse em paz», disse.
Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin:
A UEFA apresenta as suas sinceras condolências aos fiéis católicos de todo o mundo e ao Vaticano pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco. «O Papa Francisco foi um farol de esperança para toda a humanidade nestes tempos de guerra e dificuldades. Uma humanidade que ficará agora órfã daquela voz - incansável e poderosa - que sempre se ergueu em defesa dos pobres, dos humildes e dos vulneráveis para apelar ao respeito, à aceitação e à igualdade e para implorar uma paz que sempre pareceu distante, mas cada vez mais ansiada pelo coração do mundo. Também não posso esquecer o seu entusiasmo pelo futebol, uma paixão cultivada desde a sua juventude, que testemunha um espírito alegre e a sua capacidade de se ligar às pessoas através do calor e de um sentido de humanidade partilhada», diz uma mensagem do presidente no site do organismo.
JD Vance, vice-presidente dos EUA:
O vice-presidente dos EUA encontrou-se com o Papa na manhã de domingo: «Acabei de saber do falecimento do Papa Francisco. O meu coração está com os milhões de cristãos de todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz por o ter visto ontem, apesar de ele estar obviamente muito doente»
I just learned of the passing of Pope Francis. My heart goes out to the millions of Christians all over the world who loved him.
— JD Vance (@JDVance) April 21, 2025
I was happy to see him yesterday, though he was obviously very ill. But I’ll always remember him for the below homily he gave in the very early days…
Donald Trump, presidente dos EUA
O Presidente Donald Trump homenageou o Papa Francisco com uma breve declaração nas redes sociais. «Descanse em paz Papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos os que o amavam!» escreveu Trump numa breve mensagem na rede social Truth Social.
Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia:
«Milhões de pessoas em todo o mundo estão de luto com a trágica notícia do falecimento do Papa Francisco. A sua vida foi dedicada a Deus, às pessoas e à Igreja. Ele sabia como dar esperança»
Millions of people around the world are mourning the tragic news of Pope Francis’s passing. His life was devoted to God, to people, and to the Church.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 21, 2025
He knew how to give hope, ease suffering through prayer, and foster unity. He prayed for peace in Ukraine and for Ukrainians. We… pic.twitter.com/Ww6NtsbWWS
Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima
O padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, recordou a ligação do Papa a Fátima: «Recordaria duas palavras fundamentais do Papa [em Fátima]: uma em 2017, quando reforça a mensagem 'Temos Mãe', chamando a atenção dos peregrinos para a dimensão materna de Maria; e, na Jornada Mundial da Juventude, quando descreveu o Santuário como imagem da Igreja, sem portas, nem paredes, aberto a todos.»
Federação Argentina de Futebol
#ProfundoDolor La AFA expresa su profunda consternación y dolor por el fallecimiento del Papa Francisco
— AFA (@afa) April 21, 2025
📝https://t.co/r0lMYlcDhU pic.twitter.com/9tejL7wMnX
Lula da Silva, presidente do Brasil
A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2025
Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge… pic.twitter.com/bwCCXwrtJN
(em atualização)