De Gonçalo Ramos a Neymar, a extravagante lista de compras de Mourinho
Após uma época, o Fenerbahçe está a preparar um forte ataque ao mercado para garantir a qualificação para a fase de Liga da UEFA Champions League e conquistar a Liga Turca pela primeira vez desde 2013/14.
De acordo com o jornal turco Fanatik, a turma de José Mourinho estará disposta a abrir os cordões à bolsa para garantir contratações verdadeiramente surpreendentes.
Verão de reencontros?
Apesar de ter conquistado o primeiro título ao serviço do Tottenham ao fim de dez temporadas, não é líquido que Heung-Min Son permaneça em Londres. A incerteza precipitou o interesse do Fenerbahçe, a pedido especial de José Mourinho. O técnico luso treinou o extremo sul-coreano em Londres entre 2019 e 2021.
A boa relação forjada e mantida entre os dois pode ser decisiva para consumar uma autêntica bomba no futebol turco. O Fenerbahçe já terá encetado contactos junto da agência de Son.
De acordo com a imprensa turca, a direção chefiada por Ali Koç pretende duplicar o vencimento que o extremo sul-coreano aufere atualmente ao serviço do Tottenham e apresentar uma proposta na ordem dos 24 milhões de euros.
Mudança de ares, Gonçalo?
No verão de 2024, o Fenerbahçe assegurou a contratação de Milan Skriniar junto do PSG, mas também manifestou interesse em Kolo Muani, Gonçalo Ramos e Kang-in Lee. Um ano depois, o avançado português e o criativo sul-coreano continuam na agenda do gigante turco.
No caso de Gonçalo Ramos trata-se de um alvo prioritário do Fenerbahçe para reforçar o centro do ataque. José Mourinho e Jorge Mendes são peças chave para convencer o avançado luso a abandonar Paris. A imprensa turca relembra que a relação de amizade entre os presidentes dos dois clubes facilitará as negociações, deixando as decisões nas mãos dos jogadores.
Ramos tornou-se no principal alvo do Fenerbahçe para a posição n.º 9 depois de Vlahovic rejeitar uma mudança para Istambul. O avançado sérvio foi a primeira opção de José Mourinho, mas recusou abandonar a Juventus.
Já Kang-in Lee pode chegar a Istambul pela mão de José Mourinho, que terá uma reunião «especial» com o extremo de 24 anos, cuja contratação poderá ser impulsionada pela chegada do ídolo e amigo Son.
E se Neymar fosse treinado por Mourinho?
A direção do Fenerbahçe procura um nome sonante para entusiasmar a massa adepta para a próxima época e a solução pode estar no Brasil. A direção chefiada por Ali Koç terá oferecido a Neymar um contrato «generoso» de uma época com mais uma de opção.
Este seria um acordo que beneficiaria as duas partes: o extremo brasileiro poderia lutar para ganhar forma e ser convocado para o Campeonato do Mundo de 2026, enquanto o clube turco ganhava um trunfo importante na luta por títulos e na expansão da marca.
O Fenerbahçe estará ainda atento a Reinildo, antigo lateral de Belenenses e Benfica. O defesa moçambicano de 31 anos termina contrato com o Atlético Madrid após o Mundial de Clubes e é cobiçado por vários emblemas europeus, incluindo o Nottingham Forest.