Condecorações, euforia e muita música: já cheira a Mundial em Cabo Verde
O passado, o presente e o futuro do futebol cabo-verdiano serão condecorados pelo presidente da república do país, José Maria Neves. O decreto presidencial publicado esta sexta-feira exalta o futebol como um «forte fator de mobilização nacional» rumo à «construção de um país moderno, justo, inclusivo e próspero».
O decreto realça que as sucessivas participações de Cabo Verde no CAN e a «recente qualificação dos tubarões azuis para o Mundial» são «demonstrativas desse percurso de sucesso e símbolos de uma Nação vencedora». «A República de Cabo Verde é grata e orgulhosa dos seus desportistas e das suas instituições, que, brilhantemente, têm contribuído para o engrandecimento desta terra», pode ler-se.
Desta forma, por ocasião das comemorações do 50.º aniversário da independência cabo-verdiana, a presidência enaltece o «contributo de atletas, técnicos, dirgentes e organizações desportivas».
A Federação Cabo-Verdiana de Futebol e o selecionador Bubista serão condecorados com a Ordem do Dragoeiro, de primeiro grau. Dezenas de jogadores, no ativo ou já reformados, que representaram Cabo Verde nas últimas décadas serão condecorados com a Medalha de Mérito, de primeira, segunda e terceira classe.
Jogadores que atuam no futebol luso como Jovane Cabral, Sidny Lopes Cabral (Benfica), Telmo Arcanjo (Vitória de Guimarães), Stopira (Torreense) ou David Moreira (Sporting) e velhos conhecidos como Bruno Varela (Al Hazm), Bebé (Ibiza) ou Wagner Pina (Trabzonspor) serão condecorados com a Medalha de Mérito, de primeira classe.
Cabo Verde integra o grupo H, e vai jogar contra Espanha, Uruguai e Arábia Saudita, na primeira participação do país no Mundial. Os comandados de Bubista iniciam a campanha do Mundial a 15 de junho contra os campeões europeus em título.
Euforia antes do Mundial
Cabo Verde iniciou a preparação na quarta-feira, na ilha de São Vicente. Os primeiros dias de estágio ficam marcado por sucessivas viagens pelas várias ilhas do arquipélago.
Os tubarões azuis têm sido brindados com sucessivas homenagens, cânticos e muito carinho pelas centenas de adeptos eufóricos a escassas semanas do Mundial.
A seleção cabo-verdiana realizou um treino aberto na Ilha do Sal, na quinta-feira, antes de rumar à ilha do Fogo.
Os Tubarões Azuis têm previsto um jogo de preparação contra a seleção da Sérvia, no Estádio do Restelo, em Lisboa, a 31 de maio, antes da viagem para os Estados Unidos.