Canoagem: Portugal com sete meias-finais em oito possíveis
Sete das oito tripulações portuguesas em competição nos Mundiais, garantiram a passagem às meias-finais. Entre os principais destaques na Polónia estão a embarcação de K4 500 metros, campeã em título, e Fernando Pimenta no K1 1000 metros. Apenas o K4 500 feminino falhou a qualificação.
A equipa formada por Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha venceu a sua série à frente da Hungria e da Dinamarca. Hoje, disputam o acesso à final com Espanha e Lituânia como principais rivais.
Fernando Pimenta esteve imperial no K1 1000 metros, ao conquistar o primeiro lugar na sua eliminatória, numa exibição idêntica à do húngaro Balint Kopasz, o seu grande rival no circuito internacional. Ambos voltam a encontrar-se na meia-final de amanhã.
A jornada marcou também o regresso de Teresa Portela à competição individual em K1 500 metros, garantindo o apuramento no terceiro lugar. Na vertente de canoas, a dupla Beatriz Fernandes e Inês Penetra assegurou a vaga nas meias-finais de C2 500 metros com a quinta posição na sua série.
O único desaire do dia pertenceu à jovem tripulação feminina de K4 500 metros. Francisca Lopes, Clara Duarte, Ana Rodrigues e Maria Rego Gomes fecharam a eliminatória no oitavo lugar.
Na canoagem adaptada, o balanço foi totalmente vitorioso. Norberto Fernandes (VL2) e Alex Santos (KL1) seguiram em frente na segunda posição das respetivas séries, enquanto a estreante Matilde Nunes (KL3) carimbou a passagem no quinto lugar.
O programa de quinta-feira reserva a estreia da dupla João Ribeiro e Messias Baptista em K2 500 metros, categoria onde ostentam o título de vice-campeões do Mundo. Ana Brito e Clara Duarte competem na mesma prova feminina, enquanto Beatriz Fernandes alinha em C1 200 metros.
O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Ricardo Machado, fez à Lusa um balanço positivo do arranque da comitiva nacional: «Das oito embarcações em prova, apenas uma não atingiu o objetivo. É importante começar bem e as principais embarcações venceram com bons desempenhos. Vamos tentar o apuramento para as primeiras finais.»