Caldas segura liderança no último minuto
O Caldas derrotou o Lusitano de Évora por 2-1, esta tarde, no Campo da Mata, e conseguiu segurar a liderança da Série B da Liga 3.
As equipas entraram bastante cautelosas, à procura do controlo do jogo. Na primeira parte, ainda assim, o Lusitano de Évora foi mais ameaçador e o golo - mais do que merecido - acabou por aparecer, ao minuto 27. E foi um golaço, diga-se: depois de uma excelente jogada coletiva dos alentejanos, Martim Águas isolou Tiago Baptista, que tirou da cartola um 'chapeuzinho' magistral sobre o guarda-redes Wilson Soares.
Ao intervalo, o Caldas tentou reagir e José Vala fez uma tripla substituição - que surtiu efeito.
O líder desta contenda foi obrigado a espevitar; e chegou ao empate ao minuto 58. Gonçalo Chaves só teve de encostar, na recarga do remate de Miguel Velosa. Curiosamente, dois intervenientes que saíram do banco no tempo de descanso.
O golo galvanizou os pelicanos reais, enquanto o Lusitano de Évora logo procurava meter gelo no jogo. O Caldas ameaçava e, em cima do minuto 80, João Rodrigues teve o 2-1 na cabeça, na sequência de um pontapé de canto… mas a bola encontrou o caminho do poste da baliza de Duarte Martins.
Se na primeira parte foi o Lusitano de Évora a equipa que criou mais perigo, nos segundos 45 minutos o Caldas encostou os eborenses às cordas. Ainda assim, esse forcing dos caldenses parecia insuficiente para contrariar o empate… até que apareceu Miguel Velosa.
Os pelicanos tanto picaram que, quando já passava do tempo de compensação concedido pelo árbitro Tiago Sá, conseguiram chegar ao golo da vitória. Depois de um grande lance ofensivo desenhado pela equipa do Caldas, o número 11 rematou sem hipótese para o fundo da redes, levando o Campo da Mata à loucura.
Com este resultado, o Caldas segura a liderança do campeonato, com 17 pontos - um a mais do que Belenenses. Na próxima jornada vai à Académica. Já o Lusitano de Évora continua sem ganhar fora de casa para a Liga 3 e ocupa a penúltima posição da Série B. Os ervanários recebem o 1º Dezembro no próximo fim-de-semana.