Vasco Botelho da Costa, treinador do Moreirense - Foto: IMAGO

Botelho da Costa: «Benfica olha com respeito para o Moreirense»

Moreirense desloca-se à Luz para defrontar o Benfica e o técnico dos cónegos antevê um jogo exigente. Elogia a qualidade encarnada e garante ambição para conquistar pontos frente a um candidato: «Acreditamos que podemos ganhar»

Vasco Botelho da Costa fez esta sexta-feira a antevisão da deslocação do Moreirense ao Estádio da Luz, onde defronta o Benfica, em jogo da 31.ª jornada da Liga, agendado para sábado, às 18h00.

O técnico dos cónegos não acredita que a pressão do lado encarnado jogue a favor da sua equipa. «Clubes que lutam por títulos estão sempre habituados a lidar com essa pressão, portanto, não acredito que tenha qualquer tipo de influência. São clubes habitualmente obrigados a ganhar e acho que o facto de ainda terem objetivos em aberto é uma motivação acrescida, não uma pressão», afirmou, sublinhando ainda que espera um adversário forte e concentrado.

Clubes que lutam por títulos estão sempre habituados a lidar com essa pressão, portanto, não acredito que tenha qualquer tipo de influência

«Tenho a certeza que também olham para o Moreirense com respeito. Mas vai ser um jogo difícil, falamos de uma equipa com muita qualidade, que nos vai obrigar a desafios», acrescentou, antecipando um encontro exigente, onde a sua equipa terá de saber sofrer: «Sabemos que vamos ter de passar muito tempo a defender, temos que ser unidos e solidários.»

Tenho a certeza que também olham para o Moreirense com respeito. Mas vai ser um jogo difícil, estamos a falar de uma equipa com muita qualidade, que nos vai obrigar a desafio

Apesar disso, o treinador aponta ao último jogo como fonte de confiança: «Se jogarmos com a alegria e a vida que tivemos com o Estoril, vamos estar mais próximos de um bom resultado.»

Sem ambição e irreverência é muito difícil ter bons resultados nestes jogos

Confrontado com o histórico menos positivo frente aos grandes, Vasco Botelho da Costa vê este desafio como uma oportunidade de afirmação. «É um grupo de jovens ambiciosos, que tem mostrado solidariedade e inconformismo. Sem ambição e irreverência é muito difícil ter bons resultados nestes jogos», explicou, assumindo o objetivo de pontuar nesta derradeira oportunidade frente aos candidatos ao título: «Era um prémio justo para o nosso plantel.»

Sobre o Benfica, não esconde a expectativa de um cenário complicado na Luz: «Um Benfica motivado, com os objetivos em aberto, a jogar em casa, com o estádio perto de estar cheio, com um plantel recheado de capacidade e com sete dias para preparar o jogo.» Ainda assim, deixa a ambição bem vincada: «Máximo respeito pelo adversário, mas como em todos os jogos, acreditamos que podemos ganhar.»

Máximo respeito pelo adversário, mas como em todos os jogos, acreditamos que podemos ganhar

O técnico destacou também a evolução da equipa ao longo da época, mesmo nos momentos menos conseguidos: «O momento da adversidade é uma oportunidade para crescer e aprender», disse, lembrando o desaire da primeira volta como exemplo de aprendizagem.

Quanto ao que falta jogar, mantém o foco no imediato: «Queremos acabar o mais acima possível, mas o grande objetivo passa por fazer o melhor possível amanhã — e o melhor possível são os três pontos.»

Por fim, abordou as dificuldades enfrentadas ao longo da época, nomeadamente ao nível das ausências: «Mais do que lamentar, temos de encontrar soluções», afirmou, garantindo que a equipa saiu mais forte desses momentos. Em termos de novidades, confirmou o regresso de Álvaro Martínez: «Já integrou os treinos, vai estar na convocatória e estamos muito melhores agora.»