Boavista-Vitória de Guimarães: clássico terminou empatado
90+6': Substituição no Boavista, com a saída de Seba Pérez para a entrada da Ibrahima Camará.
90': Penálti para o Boavista! Cruzamento da direita de Pedro Malheiro, Miguel Reisinho tentou disputar o lance aéreo, ao segundo poste, mas terá sido importunado à margem das leis por Miguel Maga.
86': Substituição no Vitória de Guimarães, com a saída de Jota Silva para a entrada de Zé Carlos.
80': Cartão amarelo a Bozenik (Boavista).
77': Substituição no Boavista, com a saída de Salvador Agra para a entrada de Masaki Watai.
76': Cartão amarelo a Pedro Malheiro (Boavista).
74': Grande oportunidade para o Boavista! Assistência de Salvador Agra para Robert Bozenik, com o ponta de lança internacional eslovaco a rematar de pronto para a baliza contrária, mas Bruno Varela, com uma mancha de grande qualidade, negou o golo do empate aos axadrezados.
72': Canto da esquerda de Salvador Agra, desvio de cabeça de Gaius Makouta ao primeiro poste, e Chidozie, também de cabeça, à entrada da pequena área, atira à figura de Bruno Varela.
67': Substituição no Boavista, com a saída de Bruno Lourenço para a entrada de Miguel Reisinho.
65': Tomás Handel, num remate de ressaca após um alívio da defensiva boavisteira, atira ao lado do poste direito da baliza de João Gonçalves.
62': Dupla substituição no Vitória de Guimarães, com as saídas de Tiago Silva e Nélson da Luz para as entradas de Dani Silva e Nuno Santos.
60': Partida interrompida para que seja prestada assistência médica a Tiago Silva.
57': Cartão amarelo a Rodrigo Abascal (Boavista).
54': Livre direto batido por Tiago Silva e João Gonçalves, à segunda, encaixa.
52': Mais uma ameaça do Boavista! Erro na primeira fase de construção do Vitória, aproveitado por Salvador Agra, que solicitou Robert Bozenik. O ponta de lança eslovaco, já na área, rematou cruzado, mas ao lado do poste direito da baliza de Bruno Varela. O guarda-redes vitoriano tinha, porém, o lance controlado.
49': Cartão amarelo a Seba Pérez (Boavista).
47': Primeiro sinal do Boavista na etapa complementar. Robert Bozenik saiu da marcação contrária, jogou em apoio frontal, endossou o esférico a Salvador Agra que, em zona frontal, rematou em arco, mas a bola não descreveu a curva que o extremo pretendia e saiu bastante ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Bruno Varela.
Número oficial de espectadores: 8.970
Tempo adicional mínimo: 1 minuto
31': Cruzamento da direita de Salvador Agra e cabeceamento de Robert Bozenik (pressionado por Tomás Ribeiro) ao lado.
25': Grande oportunidade para o Vitória de Guimarães! Livre da esquerda batido por Tiago Silva e cabeceamento de Borevkovic para uma excelente defesa de João Gonçalves. Na recarga, Jorge Fernandes também tentou a sua sorte, mas a bola ficou presa em vários jogadores contrários. Tomás Ribeiro ainda ficou com a sobra, mas o remate saiu por cima da barra.
23': Responde o Vitória! Nélson da Luz, de meia distância, rematou forte e colocado, mas João Gonçalves, atento, voou para a sua direita e fez uma excelente defesa para canto.
22': Outra vez o Boavista a cheirar o golo! Bruno Lourenço, de fora da área, rematou em arco, de pé esquerdo, e obrigou Bruno Varela a estirar-se todo para evitar o sucesso do médio boavisteiro.
20': Passe de Tiago Silva e Jota Silva, ainda que de muito longe, visou a baliza de João Gonçalves, mas o remate do extremo vitoriano saiu muito por cima da barra.
16': Cartão amarelo para Salvador Agra (Boavista) e Tomás Ribeiro (Vitória de Guimarães).
13': Cartão amarelo a Gaius Makouta (Boavista).
12': Ameaça o Boavista! Canto da direita cobrado por Bruno Lourenço e Roberto Bozenik, ao segundo poste, cabeceou ligeiramente ao lado.
Os vitorianos têm, esta noite, uma ligeira nuance relativamente à estratégia que tem sido utilizada por Álvaro Pacheco: 3x4x3 em detrimento do 3x5x2. Bruno Varela é o guarda-redes e Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro compõem o trio de centrais. Miguel Maga (à direita) e Ricardo Mangas (à esquerda) jogam nas alas, com Tiago Silva e Tomás Handel a atuarem no setor intermediário. Daí para a frente, Jota Silva (à direita) e Nélson da Luz (à esquerda) são os apoiantes diretos do ponta de lança, Adrián Butzke.
Os axadrezados apresentam-se em 3x4x3. Pedro Malheiro (à direita), Chidozie e Rodrigo Abascal (ao centro) e Bruno Onyemaechi (à esquerda) formam o quarteto defensiva, à frente de João Gonçalves, sendo que Seba Pérez e Gaius Makouta jogam na zona central da intermediária. Salvador Agra (à direita) e Tiago Morais (à esquerda) alinham nos corredores, com Bruno Lourenço nas costas do ponta de lança, Robert Bozenik.
5': Primeira aproximação do Boavista à área do Vitória de Guimarães, mas o cruzamento de Bruno Onyemaechi seguiu na direção de Bruno Varela. Além disso, a bola já havia transposto a linha final.
As três equipas entram no (bem tratado) relvado do Estádio do Bessa. Depois da apresentação aos adeptos presentes nas bancadas, segue-se a escolha de campo ou bola antes do início da partida.
A noite está bastante fria, mas as bancadas do Estádio do Bessa estão bem compostas. E de Guimarães viajaram muitos adeptos do Vitória que, como se sabe, acompanham a equipa para todo o lado. Prevê-se, pois, que o calor humano, de parte a parte, emane das bancadas para o relvado.
Diga-se, a propósito, que no boletim clínico dos vitorianos, hoje divulgado pelo clube, as grandes novidades são mesmo as presenças de João Mendes (queixas musculares) e André Silva (indisposição). Telmo Arcanjo (a recuperar de cirurgia) é a outra baixa para Álvaro Pacheco.
O Vitória de Guimarães surge neste encontro também com duas mudanças nos titulares relativamente à partida diante do Sporting (3-2), na ronda anterior do Campeonato: saem João Mendes e André Silva (ambos por lesão) e entram Nélson da Luz e Adrián Butzke.
No boletim clínico dos axadrezados constam os nomes de Sasso, Luís Santos, Luís Pires, César Dutra e Augusto Dabó.
O Boavista apresenta-se com duas alterações no onze que havia defrontado o Estrela da Amadora (1-3), na última jornada da Liga: saem Filipe Ferreira e Ibrahima Camará (ambos por opção), entram Chidozie e Tiago Morais.
Vitória de Guimarães (suplentes): Charles, Mikel Villanueva, Manu Silva, Safira, André André, Zé Carlos, Afonso Freitas, Nuno Santos e Dani Silva
Vitória de Guimarães (titulares): Bruno Varela (C); Jorge Fernandes, Borevkovic e Tomás Ribeiro; Miguel Maga, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Nélson da Luz, Adrián Butzke e Jota Silva
Boavista (treinador): Jorge Couto
Boavista (suplentes): Tomé Sousa, Ibrahima Camará, Miguel Reisinho, Masaki Watai, Vukotic, Filipe Ferreira, Jeriel De Santis, Martim Tavares e Berna Conceição
Boavista (titulares): João Gonçalves; Pedro Malheiro, Chidozie, Rodrigo Abascal e Bruno Onyemaechi; Seba Pérez (C) e Gaius Makouta; Salvador Agra, Bruno Lourenço e Tiago Morais; Robert Bozenik
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria); Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques; 4.º Árbitro: Diogo Rosa; VAR/AVAR: Fábio Melo e Ângelo Carneiro
Já há equipas oficiais!
Recorde-se que o Boavista chega a esta partida num momento particularmente difícil da temporada, não só porque não vence para a Liga há quase três meses - o último triunfo foi diante do Chaves (4-1), no dia 18 de setembro -, mas também porque o clube passa por problemas financeiros que são do domínio público. Além disso, acrescente, este será o primeiro jogo dos axadrezados em Petit. O técnico saiu do clube nos últimos dias e a liderança da equipa estará, hoje, a cargo da dupla Jorge Couto/Ricardo Paiva. Ao invés, o Vitória de Guimarães atravessa uma excelente fase e quer chegar à quarta vitória consecutiva.
Boavista e Vitória de Guimarães medem forças a partir das 20.30 horas, no Estádio do Bessa, para um jogo que pode (e deve) ser considerado um clássico do futebol português. A BOLA vai contar-lhe tudo sobre este embate entre panteras e conquistadores e, como é habitual, contamos consigo. Venha daí, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa noite!
Artigos Relacionados: