Besiktas de Fernando Santos queixa-se da arbitragem do dérbi: «Decisões escandalosas»
A polémica arbitragem do dérbi entre Besiktas e Galatasaray, que o conjunto de Fernando Santos perdeu por 0-1, continua a dar que falar na Turquia.
O treinador português já se tinha queixado, no final do encontro, das polémicas decisões da equipa de arbitragem, especialmente do árbitro principal Halil Umut Meler e do VAR Koray Gençerler, e esta segunda-feira, o próprio Besiktas reforçou, em comunicado, as críticas e repudiou a atuação dos dois juizes.
«As decisões escandalosas que mudaram o fluxo do jogo ontem, tomadas por Halil Umut Meler, que tem estado envolvido em todo o caos no nosso futebol e tem sido persistentemente nomeado para os jogos críticos do Besiktas, são erros graves que destroem a confiança na justiça do futebol», escreveu o clube.
O Besiktas ainda fez questão de enumerar as jogadas em que considera que a equipa de arbitragem não decidiu corretamente: «A falta de revisão do VAR no penálti [que devia ter sido assinalado] de Cenk Tosun, a decisão do cartão vermelho ao Omar Colley e o fechar de olhos ao abrandamento sistemático do jogo são decisões escandalosas que se tornaram habituais no futebol turco, mas que nunca deveriam tornar-se habituais.»
O Besiktas deixou ainda claro que recusa a presença de Halil Umut Meler e Koray Gençerler em mais jogos do clube: «Não queremos voltar a ver Halil Umut Meler e Koray Gençerler nos nossos jogos.»
KULÜBÜMÜZDEN AÇIKLAMA
— Beşiktaş JK (@Besiktas) March 4, 2024
Biz Beşiktaşız. Asaletin, onurun ve mücadele ruhunun 121 yıl boyunca hiç solmadığı, her zaman şerefimizle oynayıp, hakkımızla kazandığımız bir destanın mirasçılarıyız. Bizim için asıl olan, geçmişimizden gelen ve hiçbir zaman eğilmeyen onurlu duruşumuzdur.… pic.twitter.com/FmWxC7LGsN
O futebol turco vive momentos delicados e não é a primeira vez que o nome do árbitro Halil Umut Meler está no centro de alguma polémica.
Meler foi o árbitro que, a 11 de dezembro de 2023, foi agredido a murro por Faruk Koca, presidente do Ankaragucu após o final da partida entre esta equipa e o Rizespor (1-1), na 15.ª jornada do campeonato.