Bernardo Silva abdica de muitos milhões para jogar no Barcelona
Bernardo Silva decidiu colocar ponto final em nove anos de intenso brilho no Manchester City e, apesar das várias tentativas dos citizens ao longo dos últimos meses para que revisse a sua posição, numa última tentativa de prolongar contrato, o médio internacional português vai mesmo dizer adeus ao clube onde, ao longo da última década, ganhou tudo o que havia para ganhar. Bernardo Silva deixa o Etihad como uma verdadeira lenda e já está, através do seu empresário, Jorge Mendes, a trabalhar no futuro, que quer ter resolvido até ao arranque do Mundial. Portugal inicia a participação na prova a 17 de junho, frente à RD Congo.
E o 'namoro' entre Bernardo e o Barcelona poderá, ao fim de muitos anos, dar, finalmente, em casamento. Não é segredo para ninguém que os blaugrana fizeram várias investidas ao longo dos últimos anos, mas que sempre esbarraram na intransigência do Manchester City, um todo-poderoso financeiro e que não está dependente das vendas de jogadores, bem como na paixão de Pep Guardiola por Bernardo. Os anos foram passando, mas poderá ser mesmo desta que Bernardo e o bicampeão de Espanha se juntam.
É em Camp Nou que o criativo luso quer jogar, tendo a proximidade de Portugal fator importante nesta decisão de um jogador que preserva e dá grande valor à estabilidade familiar: bem recentemente, Bernardo Silva anunciou que a mulher, Inês, está grávida do segundo filho de ambos.
Ciente de que na Catalunha não terá uma folha salarial minimamente comparável à que auferiu no City desde a última renovação de contrato, em 2023, cerca de 16 milhões de euros por ano, Bernardo Silva está na disposição de praticamente tudo para ser jogador do Barcelona. O clube catalão está a atacar o mercado de verão em força — tem praticamente fechada a contratação de Anthony Gordon ao Newcastle e vai avançar pelo argentino Julián Álvarez, do Atlético Madrid —, mas não nada em dinheiro e tem para Bernardo um contrato mais modesto, de duas temporadas, com outra de opção, e um salário na casa dos oito milhões de euros anuais. Praticamente metade, portanto, do que o riquíssimo contrato com o City lhe oferecia, embora esta diferença, claro está, possa ser mitigada com um generoso prémio de assinatura.
Com Hansi Flick, o Barça tem tido sucesso interno, mas é a Champions que lhe foge desde 2015 o grande objetivo de 2026/27, e contratar uma mais-valia como Bernardo Silva a custo zero é uma oportunidade quase imperdível para formar uma equipa que consiga o desejado sucesso europeu.
As negociações estão muito bem encaminhadas e só uma reviravolta pouco provável dos acontecimentos desviará o médio do Barcelona. Se isso acontecer, também em Espanha está o plano B, já que Diego Simeone gostaria de contar com ele no Atlético Madrid. Fora das contas está o Benfica, apesar de as águias terem entrado em campo, nos últimos meses, para aferirem essa possibilidade. O regresso à Luz está na órbita do jogador, mas não no imediato.
Artigos Relacionados: