Benfica foi o terceiro clube europeu cujo valor empresarial mais cresceu esta época
A Football Benchmark, plataforma dedicada à análise de dados, publicou esta quinta-feira um estudo sobre os clubes europeus com maior valor empresarial. De acordo com a análise da plataforma, o Benfica foi o terceiro clube cujo valor mais subiu.
💰 The European clubs with the highest Enterprise Values (EV) in 2024, as reported in our Football Benchmark report, "Football Clubs' Valuation: The European Elite 2024"
— Football Benchmark (@Football_BM) May 30, 2024
📎 You can read the full report on this link: https://t.co/j13StPCo2Y#realmadrid #mancity #manchesterunited pic.twitter.com/MppEmvhhjw
As águias tiveram uma valorização de 28.7% face à última avaliação, com o estudo a destacar a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões em 2022/2023 como um dos fatores que mais contribuiu para este crescimento. O clube encarnado é o 22.º clube europeu com maior valor empresarial, com uma avaliação média de 628 milhões.
Nota ainda para a presença do FC Porto e do Sporting na lista: os dragões surgem na 24.ª posição, com um valor empresarial médio de 556 milhões de euros, com os leões a estrearem-se nesta lista e a alcançarem a 31.ª posição, avaliados em 394 milhões de euros.
O Real Madrid, que havia sido destronado no ano passado, voltou ao primeiro lugar, com um valor empresarial de 5.097 milhões de euros. Os clubes de Manchester fecham o pódio: Manchester City em segundo lugar, avaliados em 4.933 milhões de euros e Manchester United em terceiro com uma avaliação de 4.861 milhões.
Nota ainda para o facto de os 32 clubes presentes no ranking perfazerem, somados, um valor empresarial de 59,1 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 124% desde a primeira edição deste estudo, em 2016, e um aumento de 14% em relação ao ano anterior.