Técnica, de 36 anos, está de saída do emblema da Luz, que orientou nas últimas seis épocas
Técnica, de 36 anos, está de saída do emblema da Luz, que orientou nas últimas seis épocas

Benfica: Filipa Patão de saída

Treinadora pentacampeã vai rumar aos Estados Unidos. Deixa um lastro de títulos conquistados na Luz. Encarnados vão ser ressarcidos financeiramente com a transferência

Filipa Patão está de saída do comando da equipa feminina do Benfica. Após cinco anos e meio no cargo, a técnica que levou as águias à conquista do pentacampeonato vai assinar, sabe A BOLA, pelas norte-americanas do Boston Legacy.

Portadora de um currículo absolutamente esmagador no contexto do futebol feminino português - Liga (5), Taça da Liga (5), Supertaça (3) e Taça de Portugal (1), Patão conduziu o Benfica à hegemonia nacional e na época que agora termina levou as águias ao inédito pentacampeonato nacional - isto já depois de na temporada passada ter guiado os encarnados à conquista de todos os troféus internos, algo que também nunca tinha acontecido. Além disso, a técnica foi também um dos rostos do sucesso que o Benfica atingiu além-fronteiras, com a primeira chegada de uma equipa lusa aos quartos de final da Liga dos Campeões.

O percurso de Filipa Patão e a forma como ajudou a catapultar o Benfica para um patamar superior no panorama do futebol feminino europeu levaram o mercado a olhar para a técnica, de 36 anos, como uma certeza e vários clubes começaram a pensar na sua contratação. Mas aquele que realmente conseguiu foi o Boston Legacy.

Para que a transferência de Filipa Patão pudesse ser uma realidade, o Boston Legacy - equipa que vai estrear-se nos principais patamares do futebol dos EUA e cuja época desportiva se realiza por ano civil (o que significa que os primeiros meses de Patão naquele país serão de adaptação à nova realidade, com a competição a iniciar-se apenas em janeiro de 2026) - teve obrigatoriamente de negociar com o Benfica, já que a treinadora tinha contrato com as águias até 2027. Dessa forma, o clube da Luz será devidamente recompensado do ponto de vista financeiro e Patão ruma aos Estados Unidos para abraçar a primeira aventura da carreira no estrangeiro.

Ainda de acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, Filipa Patão despedir-se-á do Benfica logo que as águias concluam a sua participação no World Sevens Football, torneio que está a decorrer no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, e que termina esta sexta-feira.

O Benfica irá agora debruçar-se sobre a sucessão a Filipa Patão, sendo certo que a escolha recairá sempre sobre alguém que reúna todas as competências para dar sequência ao projeto do qual os encarnados não vão desviar-se um milímetro: o objetivo passa por continuar a vencer títulos em Portugal e a reforçar a projeção europeia e mundial do futebol feminino das águias.

Sugestão de vídeo:

Notícia atualizada às 19h50