Benfica entusiasma Pavlidis
Vangelis Pavlidis, ponta de lança internacional grego dos neerlandeses do AZ Alkmaar, está bem posicionado na lista de possíveis reforços do Benfica para este verão e a imprensa grega detalha que o jogador de 25 anos está ao corrente do interesse dos encarnados, já sabe quanto poderá vir ganhar para a Luz e está seduzido e entusiasmado com essa hipótese.
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado
Pavlidis está sinalizado pela SAD dos encarnados há muito tempo e integrou a short list do início da época passada, mas a escolha recaiu em Arthur Cabral, contratado aos italianos da Fiorentina.
O atacante grego volta à agenda do Benfica, embora, como A BOLA antecipou, o negócio apenas possa ganhar contornos mais concretos quando as águias fecharem a venda do passe de Cabral, uma das prioridades para este verão.
Existem outros nomes fortes na lista de potenciais reforços para o ataque do Benfica, não sendo por isso seguro que Pavlidis seja o eleito. Mas é nesta altura um alvo e, olhando para o que tem sido a forma do Benfica trabalhar no mercado de transferências, os encarnados nesta altura já saberão quanto têm de colocar na mesa do AZ Alkmaar para viabilizar a operação.
De acordo com informações que chegam da Grécia, os dois clubes já terão conversado sobre o tema, com uma primeira abordagem em que os encarnados ofereceram cerca de €15 milhões, que o AZ recusou imediatamente. Igualmente segundo as mesmas fontes, contratar Vangelis Pavlidis poderá custar à SAD do Benfica €20 milhões, mais bónus e talvez percentagem numa futura venda do jogador. O Benfica saberá com que contar, mas primeiro precisa transferir Arthur Cabral e depois avaliar se avança ou não pelo grego.
Pavlidis tem 25 anos, 36 internacionalizações e seis golos pela seleção principal da Grécia. Fez a sua formação na Alemanha, no Bochum, e representou o Dortmund duas épocas antes de se transferir, em 2018/2019, para os Países Baixos, primeiro para o Willem e finalmente o AZ Alkmaar, onde na última época dividiu balneário com Tiago Dantas, médio emprestado pelo Benfica; o que sugere boas relações entre os dois clubes.
O atacante grego, em três temporadas pelo AZ, marcou 80 golos e fez 25 assistências em 137 jogos. Em 2023/2024, marcou 33 golos e fez seis assistências em 46 desafios — foi o melhor marcador da Eredivisie, com 29 golos, os mesmos que Luuk de Jong, do PSV.
O número 9 do AZ tem 1,86 metros e joga bem com os dois pés. Mexe-se bem na área, é dinâmico na frente de ataque e pressionante na saída de bola do adversário, como pede a ideia de jogo de Roger Schmidt, treinador do Benfica.