Pavilhão da Luz recebe um jogo vibrante para o arranque do campeonato 2026/27, com ambas as equipas a apresentarem novos treinadores            Fotografia SL Benfica
Pavilhão da Luz recebe um jogo vibrante para o arranque do campeonato 2026/27, com ambas as equipas a apresentarem novos treinadores Fotografia SL Benfica

Benfica e Sporting nos dérbis que marcam arranque da Liga masculina e feminina

Nos homens, o campeão FC Porto tem visita agendada para Queluz e na jornada seguinte terá a Dragão Arena como palco do primeiro clássico ante as águias

Dificilmente pode existir um jogo mais emocionante e expectante para lançar um campeonato do que um dérbi entre Benfica e Sporting.

Depois de épocas seguidas sem que a federação e clubes tenham sabido, ou querido, aproveitar o facto dos campeões masculino e feminino da Liga Betclic fossem do mesmo emblema para se fazer uma festa conjunta, na Luz, do início da competição mais importante em que estão inseridos, foi preciso que a sorte tratasse disso. Só que num momento em que as águias não foram além do tetra no homens.

Assim, o sorteio realizado, este sábado, na sede do Comité Olímpico de Portugal ditou que na jornada inaugural da Liga Betclic masculina haverá um Benfica-Sporting, enquanto na feminina, se disputará um Sporting-Benfica, com ambas as competições a lançarem a bola ao ar para 2026/27 no fim de semana de 3 e 4 de outubro.

Ainda nos homens, o campeão do FC Porto começa por ir aos arredores da capital para defrontar o Queluz – daria uma ótima oportunidade para inverter o encontro e os portistas começarem na Dragão Arena, à americana, a arrancar a nova época com os seus adeptos e onde até terminaram a anterior com conquista do seu 13.º título.

Fotografia FPB

No entanto, logo passado uma semana, ficam em casa para medirem forças com o Benfica no primeiro clássico da temporada e sem perderem muito tempo no aguardado embate depois de ambos, em junho, terem decidido o campeonato na final do play-off (1-3).

A 1.ª jornada fica completa com o Ovarense-SC Braga, e com as três partidas que envolvem as três formações que estão de regresso à Liga: CAB Madeira-V. Guimarães, Portimonense-Oliveirense e Esgueira-Póvoa. As duas primeiras actuando no seu reduto.

Na Liga Belclic feminina, o finalista vencido Quinta dos Lombos começa por apenas ter de atravessar o rio Tejo para defrontar o GDESSA Barreiro, com os restantes emparelhamentos a ficarem: União Sportiva-Francisco Franco, Barcelos-CAB Madeira, Sanjoanense-André Resende e Esgueira-Coimbrões.

A iniciar sessão com Google...