Benfica e FC Porto entre os mais valiosos da Europa
Já foi divulgado o relatório anual da Football Benchmark de 2025, que analisa o valor dos vários clubes europeus. No relatório do presente ano, o Real Madrid reafirmoua sua posição de liderança no futebol mundial, sendo considerado o clube mais valioso do planeta em, com uma avaliação de 6,278 mil milhões de euros, superando o Manchester City e o Manchester United, que pela primeira vez ultrapassaram os 5 mil milhões de valorização, mas ficam a mais de 1,1 mil milhões do líder. Este feito marca o segundo ano consecutivo em que o clube madrileno ocupa o topo da lista.
O relatório destaca ainda o desempenho de clubes portugueses, com o Benfica e o FC Porto a figurarem entre os 32 clubes mais valiosos da Europa. As águias surgem na 22.ª posição, sendo que são ainda o clube europeu que mais dinheiro lucrou entre compras e vendas de jogadores desde 2016.
Os dragões aparecem, ligeiramente, mais atrás, na 24.ª posição, sendo o quarto emblema que mais lucrou em transferências nos últimos nove anos.
A nível global, o relatório revela dados interessantos. Nenhum clube italiano figura atualmente no top 10 de valor empresarial, com a Juventus a cair para a 15.ª posição, após acumular perdas na ordem dos mil milhões de euros. Inter e Roma também apresentam dos piores balanços financeiros.
Em contraste, a Premier League continua a demonstrar o seu domínio económico, colocando seis clubes entre os 10 mais valiosos. A diferença é tal que o valor médio dos clubes ingleses já ultrapassa os 3 mil milhões de euros - o dobro do registado em 2016 -, com a Alemanha e França a seguirem, embora com menor capacidade financeira.