Benfica despede-se de Rui Moreira e abre porta a Henrique Furtado
O Benfica oficializou a saída de Rui Moreira do comando técnico da equipa de voleibol feminino e, apesar de não ter ainda anunciado o nome do seu sucessor, tudo indica que será o brasileiro Henrique Furtado, 40 anos.
Henrique Furtado era treinador adjunto no Jastrzebski Wegiel (na Polónia) nas últimas três épocas, e esteve na Final Four da CEV Champions League masculina deste ano, tendo sido afastado pela equipa do português Miguel Tavares Rodrigues.
🦅 Não se explica 🥹#VóleiBenficaFem pic.twitter.com/mkm3dpsBpB
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) May 9, 2025
Rui Moreira aceitou o desafio de treinar a equipa brasileira Dentil Praia Clube e explicou as razões que o levaram a aceitar o convite. «Tive uma oportunidade desportiva irrecusável, provavelmente para um Campeonato que é top 3 a nível mundial, para uma equipa, que, se calhar, ao dia de hoje, é top 10/15 a nível mundial, e é daquelas coisas que... se não agarrarmos uma oportunidade, pode ser que ela não nos apareça num futuro próximo», assumiu o técnico.
Champions League Volleyball Men 2025 Final Four Lodz 🏐🔥
— European Volleyball (@CEVolleyball) May 22, 2025
📺 Watch all #CLVolleyM on https://t.co/35InljpTyP#cev #clvolley #volleyball #europeanvolleyball pic.twitter.com/LZ1yQ6852E
Rui Moreira sai ciente de que fez história na Luz e orgulhoso do trajeto. «Para mim, enquanto Benfiquista, é muito gratificante. Estou mesmo muito feliz com isso, porque os treinadores vivem de resultados, os jogadores também, os clubes dependem de resultados, e poder chegar ao final deste ciclo de dois anos e ter conquistado todos os troféus internos (Supertaça, Taça e Campeonato) – todos eles de forma histórica, porque a Supertaça, se não me engano, foi a primeira; a Taça de Portugal, no ano passado, conquistada 50 anos depois; e agora o Campeonato também 50 anos depois – é mesmo muito bom. Era uma coisa que o Benfica já perseguia há muito tempo, e, 50 anos depois da histórica equipa das Marias, conseguirmos conquistar novamente o Campeonato, colocar o Benfica na rota dos títulos e poder relançar aqui uma futura hegemonia do voleibol nacional a nível feminino é mesmo muito bom», disse na despedida, após conquistar 1 campeonato nacional, uma Supertaça e a Taça de Portugal, em duas épocas ao serviço do Benfica.
📽️🏐 A homenagem no relvado da Luz às nossas campeãs nacionais do #VóleiBenficaFem! pic.twitter.com/RrCdNf02jr
— SLBenfica Modalidades (@modalidadesslb) May 11, 2025