Benfica: Bayern tem sido montanha impossível de escalar
Benfica e Bayern vão reencontrar-se na próxima terça-feira, 24 de junho, em mais um capítulo de um confronto histórico no futebol europeu - desta vez, num palco inédito: o Mundial de Clubes.
Este será o 14.º encontro oficial entre os dois emblemas e os números não mentem: os bávaros têm sido um verdadeiro obstáculo no trajeto dos encarnados. Em 13 jogos, o Benfica não venceu qualquer partida frente ao conjunto de Munique e soma ainda três empates e nove derrotas, com um saldo de golos altamente desequilibrado a favor dos alemães (9-36).
A últimas década tem sido particularmente penosas para os lisboetas neste confronto. Entre 2018 e 2024, o Benfica sofreu cinco derrotas consecutivas com um total de 17 golos sofridos e apenas três marcados. Recorde-se o pesadelo de novembro de 2018, quando os encarnados saíram da Allianz Arena vergados a uma goleada, por 5-1, na fase de grupos da Champions. Ou em outubro de 2021, quando os alemães foram à Luz vencer por quatro golos sem resposta, também na fase de grupos da prova milionária. Ou, ainda, o último confronto entre os dois, em novembro do ano passado, com a vitória a sorrir novamente para os germânicos (1-0).
No entanto, apesar de raros, há também capítulos de equilíbrio: em 2016, o Benfica empatou a duas bolas no Estádio da Luz, nos quartos de final da Champions, depois de uma derrota tangencial por 1-0 em Munique.
Uma história com 49 anos
Os dois clubes cruzaram-se pela primeira vez nos anos 70, nos quartos da Taça dos Campeões Europeus. Em 1976, o Bayern impôs-se e levou a melhor no eliminatória, vencendo por 5-1, na segunda mão, depois de um empate a zero na Luz.
Nas década de 80, a história até começou de maneira diferente, com um novo nulo na Luz, na segunda ronda da Taça dos Campeões Europeus. No entanto, rapidamente voltou ao domínio bávaro, que venceram, por três vezes: uma em 1981, por 4-1, e duas, já na década seguinte, em 1995, na terceira ronda da Taça UEFA (4-1 e 1-3).
Em 2025, os dois colossos do futebol europeu voltam a encontrar-se, com o Bayern já apurado e o Benfica com a ambição de avançar para os oitavos de final. Tudo a postos para mais um episódio entre águias e bávaros. A bola vai rolar em solo americano, mas com um passado europeu muito presente.