Benfica-Atlético de Madrid: tira-teimas na Luz
O que é que Benfica e Atlético de Madrid têm em comum nesta edição da Liga dos Campeões? Ambos entraram a vencer e, curiosamente, com o mesmo resultado (2-1). Com mais ou menos dificuldades, tanto águias como colchoneros conseguiram somar três pontos no novo formato de liga da prova milionária e, esta terça-feira, têm encontro marcado no Estádio da Luz às 20 horas.
A partida será ajuizada por Serdar Gozubuyuk. Nas competições europeias, os clubes portugueses guardam boas recordações do neerlandês de 38 anos, uma vez que foi o responsável por arbitrar a vitória do FC Porto sobre o Arsenal (1-0), na edição passada da Liga dos Campeões. O juíz vai ser auxiliado por Johan Balder e Erwin Zeinstra, enquanto Richard Wilhelmus Martens será o quarto árbitro. No VAR, por sua vez, vão estar Pol van Boekel e Benjamin Brand (AVAR), o único da equipa de arbitragem que não é neerlandês (é alemão).
O HISTÓRICO
Duas equipas com tamanha história acabam por ter um histórico de encontros bastante pobre. Por incrível que pareça, Benfica e Atlético de Madrid só se defrontaram duas vezes, ambas na fase de grupos da Liga dos Campeões 2015/16. Ainda Rui Vitória era o treinador do Benfica quando os encarnados foram ao já encerrado Estádio Vicente Calderón vencer os colchoneros por 2-1, com golos de Gaitán e Gonçalo Guedes.
A vingança serviu-se fria e, na Luz, os comandados de Simeone levaram os três pontos, também com uma vitória por 2-1. De ressaltar que nessa mesma edição da prova milionária, o Atlético de Madrid foi finalista vencido enquanto as águias foram afasadas nos quartos de final pelo Bayern.
BENFICA
Desde que voltou a assumir o comando técnico do Benfica, Bruno Lage só sabe vencer. Já lá vão quatro jogos para o Benfica de Lage e todos eles deram em vitória. As águias entram em campo embaladas pela goleada caseira contra o Gil Vicente (5-1), na 7.ª jornada da Liga. Além de recuperar o ânimo da equipa, Bruno Lage cumpriu o primeiro objetivo na Liga dos Campeões, após vencer na visita ao Estrela Vermelha (2-1), no arranque da prova milionária.
Ainda assim, apesar dos bons indicadores, algo que não joga a favor dos encarnados é o facto de, em quatro jogos, apenas não terem sofrido golos na visita ao Boavista. Desta forma, o jogo na Luz não só servirá como tira-teimas, visto que vai desempatar o histórico de encontros entre Atlético de Madrid e Benfica, como também será a primeira prova de fogo para Bruno Lage.
Equipa provável (4x3x3): Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Carreras; Florentino, Aursnes, Kokçu; Di María, Pavlidis e Kerem Akturkoglu
Lesionados: Tiago Gouveia e Renato Sanches
O QUE DISSE BRUNO LAGE
«Três coisas serão fundamentais: sermos uma equipa, ter a melhor versão de cada um dos nossos atletas em campo e ter uma ambição enorme de vencer», foi uma das muitas repostas dadas por Bruno Lage na antevisão da partida.
ATLÉTICO DE MADRID
No outro lado, para defrontar o Benfica, vai estar uma equipa que ainda não perdeu na presente temporada. As exibições podem não ser sempre de encher o olho, mas é facto que os comandados de Simeone ainda não conhecem o sabor da derrota desde que arrancou a época. Ainda assim, desengane-se quem pensa que isso confere aos colchoneros a liderança da La Liga.
Ainda que estejamos a falar da melhor defesa do campeonato espanhol (apenas 4 golos sofridos), o Atlético de Madrid ocupa o quarto posto da La Liga, com 16 pontos, frutos de quatro vitórias e quatro empates. A melhor defesa que, por sinal, vai ter uma baixa de peso. Le Normand, central espanhol contratado esta época pelo Atlético de Madrid, não está entre os convocados para a partida devido a uma lesão delicada na cabeça.
No que diz respeito à Liga dos Campeões, assim como o Benfica, o Atlético de Madrid entrou com o pé direito e venceu, em casa, o Leipzig (2-1). Os colchoneros entraram a perder, logo aos 4 minutos, mas operaram a reviravolta com golos de Griezmann e Giménez, já no último suspiro.
Equipa provável (4x3x3): Jan Oblak; Nahuel Molina, Lenglet, José Giménez, Rodrigo Riquelme; Marcos Llorente, Koke, Conor Gallagher; Antoine Griezmann, Julián Álvarez, Samuel Lino
Lesionados: Robin Le Normand, Pablo Barrios, Borja Garcés
O QUE DISSE DIEGO SIMEONE
«Vai ser uma partida muito complicada, com jogadores com muita experiência e é isso que temos de ter em conta e é nisso que nos temos de focar», afirmou Simeone na antevisão do jogo.