Os jogadores do Aves SAD festejam o golo de Tomané - Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Os jogadores do Aves SAD festejam o golo de Tomané - Foto: MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Aves SAD: início da segunda volta traz esperança

Formação orientada por João Henriques venceu pela primeira vez no campeonato e procura relançar-se na luta pela manutenção

O Aves SAD conquistou os primeiros três pontos no campeonato ao vencer (3-0) um Estoril que atravessava um momento positivo. A formação da Linha ainda não tinha perdido na segunda volta e somava três vitórias e um empate. 

Pela primeira vez na temporada 2025/2026, o Aves SAD conseguiu manter a baliza a zeros no campeonato, feito alcançado diante do quinto melhor ataque da competição. Um sinal de maior solidez defensiva, num capítulo onde a equipa tinha sentido dificuldades ao longo da época, sendo ainda a pior defesa do campeonato. 

No plano ofensivo, os avenses voltaram a mostrar eficácia. Foi apenas a segunda vez que a equipa atingiu os três golos num encontro da Liga, depois do empate frente ao Casa Pia na jornada 19, já com João Henriques no comando técnico. A capacidade de finalização tem-se revelado determinante para transformar o crescimento exibicional em pontos. 

Apesar de continuar a nove pontos do lugar de playoff, atualmente ocupado pelo Santa Clara, e a 12 do 15.º classificado, o Rio Ave, os avenses começam a dar sinais de recuperação. Nas primeiras cinco jornadas da segunda volta, a formação avense soma quatro pontos, ocupando o 14.º posto nesse recorte parcial, contrastando com os registos recentes de açorianos e vilacondenses, que ainda não pontuaram nesse período. 

Este triunfo representa, igualmente, a maior vitória do Aves SAD na Liga Portugal Betclic, podendo assumir-se como um ponto de viragem numa temporada em que a permanência continua a ser difícil, mas possível. 

O próximo jogo do Aves SAD é no sábado, às 18h00, frente ao Benfica, no Estádio da Luz.