Seleçao sub-20 de andebol de Angola quer fazer um grande mundial na China
Seleçao sub-20 de andebol de Angola quer fazer um grande mundial na China

Áustria, Sérvia e Paraguai no caminho das 'Pérolas' no Mundial sub-20

O sorteio já foi realizado, seleção feminina de andebol vai estar no Grupo B. Fique a saber que tipo de dificuldades vão as jogadoras encontrar...

A selecção feminina sub-20 de Andebol de Angola ficou a conhecer esta terça-feira as adversárias da fase final do Campeonato do Mundo da China: Áustria, Sérvia e Paraguai. Juntamente com Angola, seleções incluídas no Grupo B.

O Mundial da categoria vai ter lugar de 24 de junho a 5 de julho. As Pérolas, têm um duro caminho pele frente mas também encaram estes desafios com otimismo e sentido de oportunidade de demonstrarem que continuam a fazer parte da maior potência africana.

A Áustria entra como a cabeça de cartaz do Grupo B. No andebol de formação europeu, as austríacas têm demonstrado um crescimento estruturado, focando-se numa defesa física e transições rápidas. A escola austríaca beneficia da proximidade competitiva com as ligas alemã e húngara, elevando o ritmo de jogo que Angola terá de enfrentar. Intensidade, rapidez de decisão e precisão na execução serão essenciais para Angola.

A Sérvia carrega a tradição da escola jugoslava, conhecida pela excelência técnica e inteligência tática. No escalão Sub-20, as seleções dos Balcãs costumam ser muito competitivas. Angola terá também de lidar com jogadoras com grande envergadura e um jogo de pivô muito forte. Historicamente, seleções africanas sentem dificuldades contra o sistema defensivo 6-0 compacto que as sérvias costumam aplicar.

O Paraguai é, no papel, o adversário mais acessível do grupo. No entanto, não deve ser subestimado, pois o andebol sul-americano tem evoluído na garra defensiva e na velocidade. Para Angola, este é o jogo obrigatório para vencer. Em termos de ranking e tradição, as pérolas levam vantagem sobre as paraguaias, tanto em termos físicos quanto em experiência em palcos internacionais.

O objetivo realista de Angola passa por vencer obrigatoriamente o Paraguai e tentar roubar pontos à Sérvia ou Áustria, uma vez que se apuram duas equipas.