Atenção, FC Porto: PSV vence sem deslumbrar e assume liderança provisória
O PSV, adversário do FC Porto na UEFA Champions League (defrontam-se na terceira jornada, no dia 20 deste mês), venceu o Heerenveen por 2-0, no Philips Stadion, na oitava jornada da Eredivisie.
Longe de uma exibição convincente, a formação de Eindhoven, que regressou aos triunfos no campeonato, fez valer a sua eficácia para somar três pontos e colocar pressão acrescida sobre o embate de sábado entre o AZ e o Feyenoord.
O conjunto orientado por Peter Bosz entrou com iniciativa no encontro, ameaçando através de um remate intercetado a Sven Mijnans e de um disparo de Noah Fernandez que passou muito perto do poste. Contudo, os visitantes responderam com perigo e Maxence Rivera dispôs de três oportunidades claras consecutivas: a primeira saiu ao lado, na segunda viu Matej Kovár recuperar a tempo o posicionamento entre os postes para evitar o golo, e na terceira desperdiçou uma ocasião soberana ao atirar para fora.
A ineficácia do extremo adversário custou caro à formação forasteira, já que o PSV não perdoou à passagem dos 29'. Esmir Bajraktarevic, que foi aposta inicial de Bosz em detrimento de Man, cruzou da ala e, após um desvio incompleto do guarda-redes Bernt Klaverboer, Guus Til apareceu a cabecear com sucesso para o fundo das redes.
No segundo tempo, o Heerenveen voltou a tentar reagir. Apesar de algumas hesitações de Kovár na baliza da casa, os forasteiros revelaram-se incapazes de materializar as aproximações em golo. À passagem da hora de jogo surgiu um dos lances mais polémicos da partida: Armando Obispo escapou à exibição do segundo cartão amarelo e o árbitro Joey Kooij acabou por admoestar Marcus Linday por protestos.
Pouco depois, o marcador voltou a mexer a favor do PSV. Na sequência de um pontapé de canto, Filip Kostic desferiu um cabeceamento que embateu na perna de Linday antes de entrar, resultando num autogolo do jogador sueco que fixou o 2-0 final.
Com este desfecho, o PSV assume provisoriamente a liderança da Eredivisie, ficando à espera do desfecho do clássico entre AZ e Feyenoord, de onde sairá o líder definitivo desta jornada.