Aston Villa recebeu concerto de despedida dos Sabbath e agora diz adeus a Ozzy Osbourne
A lenda do heavy metal, Ozzy Osbourne, faleceu aos 76 anos na noite de terça-feira. O antigo vocalista dos Black Sabbath era adepto do Aston Villa, que prestou homenagem ao cantor que tinha atuado precisamente no Villa Park duas semanas antes.
“Paranoid” Black Sabbath Final Song With Ozzy Osbourne
— Just Rock Content (@JustRockContent) July 22, 2025
I can’t believe that the Back to the Beginning Final Concert was just 17 days ago, and now this devastating news. Rest in Peace - Thank You for the Madness.pic.twitter.com/FIFQnWNsde
Nesse concerto, a 5 de julho, com Tool, Metallica, Guns N' Roses, Pantera, Slayer, Mastodon, Billy Corgan, Yungblud, Alice in Chains, o mundo chorava a morte de Diogo Jota e do irmão, André Silva, e eles foram lembrados por uma projeção no estádio, com o guitarrista Nuno Bettencourt a usar uma camisola do Liverpool.
Num comunicado, a família afirmou: «Com profunda tristeza anunciamos a morte do nosso querido Ozzy Osbourne. Estava com a sua família, rodeado de amor. Sharon, Jack, Kelly, Aimee e Louis.»
O lendário músico teve a oportunidade de se despedir dos seus fãs em palco este mês, reunindo os Black Sabbath com Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward pela primeira vez desde 2005, com um dia cheio de concertos intitulado «back to the beginning».
Por sua vez, o Aston Villa expressou a sua tristeza pela perda de Osbourne, destacando a relação especial com o clube da Premier League.
Aston Villa Football Club is saddened to learn that world-renowned rockstar and Villan, Ozzy Osbourne has passed away.
— Aston Villa (@AVFCOfficial) July 22, 2025
Growing up in Aston, not far from Villa Park, Ozzy always held a special connection to the club and the community he came from.
The thoughts of everyone at… pic.twitter.com/lcyBomOdxq
«O Aston Villa lamenta a perda da estrela de rock mundialmente famosa e adepto do nosso clube, Ozzy Osbourne», refere o comunicado do clube. «Tendo crescido em Aston, perto do Villa Park, Ozzy sempre manteve uma relação especial com o clube e a comunidade de onde provinha», dizia ainda.
«Os pensamentos de todos no Aston Villa estão com a sua esposa Sharon, a sua família, os seus amigos e os seus inúmeros fãs neste momento difícil. Descansa em paz, Ozzy», termina.
A ligação de Osbourne com o Aston Villa foi evidente ao longo dos últimos tempos, com o lançamento até de uma camisola inspirada na banda. A imagem do cantor foi utilizada numa enorme tarja antes do jogo da Champions League do Aston Villa contra o Celtic, no Villa Park, em janeiro de 2025.
O Aston Villa tinha declarado na altura que Ozzy «personifica a origem do Villa em Aston, unindo o mundo do rock e do futebol».
Em outubro passado, o Aston Villa iniciou uma colaboração com os Black Sabbath, que incluiu uma bola de futebol Predator de edição limitada e uma camisola do Villa especialmente desenhada em homenagem a Osbourne.
O design artesanal da bola foi inspirado nos álbuns icónicos e nas atuações ao vivo dos Black Sabbath, com a paleta de cores a representar o estilo característico da banda.
«As minhas cores favoritas no mundo sempre foram o roxo e o preto», afirmou Osbourne na altura. «São as cores dos Black Sabbath há mais de 50 anos. O Tony, o Geezer, o Bill e eu consideramos uma grande honra. UP THE VILLA.»
A camisola tinha a inscrição 'Black Sabbath' nas costas, com o design a ser exibido quando o Aston Villa jogou contra o Crystal Palace na Carabao Cup na época passada.
O guarda-redes do Aston Villa, Emiliano Martínez, usou as botas especialmente desenhadas durante um jogo da Premier League contra o Tottenham em novembro.
Martínez e Osbourne apareceram num sketch para promover a camisola do Aston Villa antes da época 2024-25.