As Linces voltam à 'selva' rumo ao Eurobasket2027
Sérvia e Islândia são os dois primeiros obstáculos da Seleção Nacional de basquetebol da primeira fase de qualificação para o Europeu feminino de basquetebol de 2027, ditou o sorteio realizado hoje, que colocou as portuguesas no Grupo G.
À semelhança do que aconteceu na fase final de apuramento para o Eurobasket de 2025, Portugal vai jogar com a Sérvia, com a qual perdeu um jogo e ganhou outro, decisivo para o apuramento, e com a Islândia, em jogos marcados para novembro e para março de 2026.
No decoration, just pure attitude. 🔵
— FIBA Women's EuroBasket (@EuroBasketWomen) July 21, 2025
Dare to Dream | FIBA Women's EuroBasket 2027
📅 June 16 - 27, 2027 · 🇧🇪 🇫🇮 🇸🇪 🇱🇹 pic.twitter.com/D1roKCRKOM
Portugal fez a estreia em Europeus femininos, integrada no Grupo C, em Brno, na Chéquia, onde, conseguiu uma histórica primeira vitória, com as montenegrinas, depois de perder com as belgas e as checas.
Who will you be rooting for? 🤔#EuroBasketWomen 2027 Qualifiers First Round Draw is complete! ✅
— FIBA Women's EuroBasket (@EuroBasketWomen) July 23, 2025
Para seguir em frente, as Linces precisam de ser uma das duas primeiras classificadas do Grupo G ou um dos três melhores segundos. Se assim for, seguirão para a segunda fase de apuramento, onde já estão Chéquia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha e Turquia, equipas que vão disputar a qualificação para o Mundial de 2026.
Com lugar garantido estão também, a bicampeã Bélgica, a Finlândia, a Lituânia e a Suécia, apuradas diretamente para a fase final.