Indiano com três anos é o mais jovem no ranking mundial da Federação Internacional de xadrez. DR
Indiano com três anos é o mais jovem no ranking mundial da Federação Internacional de xadrez. DR

Aos três anos, e ainda na creche, já está no ranking mundial de xadrez!

Chorava nos treinos e só queria ir para casa, mas agora não quer saber de telemóveis, televisão nem de desenhos animados, só do tabuleiro

O xadrezista indiano Sarwagya Singh Kushwaha, de três anos, tornou-se o jogador mais jovem da história a entrar no ranking mundial da Federação Internacional de Xadrez (FIDE)!

Conforme noticiado pelo jornal Marca, Kushwaha tinha três anos, sete meses e 20 dias quando foi incluído no ranking, superando o recorde anterior do seu compatriota Anish Sarkar, que tinha três anos, oito meses e 19 dias.

Kushwaha, que frequenta o jardim de infância no estado indiano de Madhya Pradesh, alcançou um rating rápido de 1572. Para ser incluído no ranking da FIDE, um jogador deve derrotar pelo menos um adversário já classificado.

«É um grande orgulho e honra para nós que o nosso filho se tenha tornado o mais jovem xadrezista do mundo com um rating FIDE», afirmou o seu pai, Siddharth Singh, ao canal de notícias indiano ETV Bharat. «Queremos que ele se torne um grande mestre de xadrez.»

Kushwaha garantiu a sua posição recorde com vitórias sobre três jogadores classificados em competições na Índia.

O seu treinador, Nitin Chourasia, recorda que, no início, Kushwaha chorava durante os treinos e queria ir para casa, mas, após um mês, acalmou-se e agora só se interessa por xadrez, não por desenhos animados, telemóveis ou televisão.

Bharat Singh Chauhan, vice-presidente da Federação Asiática de Xadrez, expressou surpresa com o talento destas crianças e sublinhou que é muito útil para elas jogar com os pais, avós e irmãos.