Equipa de Paulo Fonseca bateu o Basileia na terceira jornada da UEFA Europa League

Afonso Moreira estreia-se a marcar e Paulo Fonseca continua 100% vitorioso

Lyon, orientado pelo técnico português, somou a terceira vitória em três jogos na UEFA Europa League e partilha a liderança com o SC Braga, mas destaque também para o golo do português ex-Sporting, o primeiro em França

Três jogos, três vitórias. O Lyon, de Paulo Fonseca, respondeu às duas derrotas consecutivas na Ligue 1 e mantém-se 100% vitorioso na UEFA Europa League ao bater em casa o Basileia, por 2-0.

A equipa do técnico português já tinha derrotado o Utrecht (1-0) e o Salzburgo (2-0) na competição, o segundo pelo mesmo resultado e mais uma vez sem sofrer golos, tendência que manteve neste terceiro encontro da fase de liga.

O primeiro golo da partida surgiu logo aos três minutos e graças a um erro do guarda-redes adversário, que ofereceu o golo ao adversário: o experiente Marwin Hitz, de 38 anos, fez um passe à entrada da grande área e Mathys de Carvalho, médio defensivo português, antecipou-se e assistiu o capitão Tolisso, que abriu a contagem.

Apesar dos franceses terem sido mais dominantes, os suíços também tiveram algumas oportunidades, mas Greif fez algumas defesas importantes, assim como Hitz, e foi mantendo a baliza a zeros. O resultado esteve em discussão até ao fim, mas eis que surgiu a estreia a marcar de Afonso Moreira, que garantiu a conquista dos três pontos.

O ex-Sporting entrou aos 79 minutos e teve logo uma grande oportunidade para fazer o seu primeiro golo em França, mas o seu golo foi anulado por fora de jogo do assistente. O português bem avisou e chegou mesmo ao golo em cima do minuto 90: numa grande jogada coletiva, Karabec isolou o extremo, que finalizou da melhor forma e deu tranquilidade a Paulo Fonseca.

Assim, o Lyon partilha atualmente a liderança da fase de liga da UEFA Europa League com o SC Braga, ambos com 9 pontos, cinco golos marcados e zero sofridos, embora FC Porto, Lille, Midtjylland e Dínamo Zagreb ainda se possam juntar aos dois clubes.