Afonso Moreira tem historial nas camadas jovens de Portugal (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Afonso Moreira: «Contexto dos sub-21 é um patamar muito elevado»

Acabado de chegar a esta seleção, avançado está «confiante» para o encontro na Escócia e elogia trabalho de Luís Freire

Afonso Moreira foi o porta-voz da Seleção de Portugal sub-21, este domingo. Depois do treino matinal no Sports Valley Football Complex, em Vizela, a equipa embarcou ao início da tarde, no Aeroporto Sá Carneiro, num voo rumo a Edimburgo, para enfrentar a Escócia, «uma seleção com qualidade», avisa o jogador do Lyon.

«Perspetivamos mais um bom jogo, queremos fazer o nosso jogo, tranquilos. Temos os olhos postos em nós, sabemos que somos uma equipa forte e estamos confiantes. O que importa é focarmo-nos no nosso jogo e sabemos que tudo vai correr bem», disse aos jornalistas no aeroporto.

Na 1.ª jornada desta fase de apuramento para o Euro 2027, Portugal goleou o Azerbaijão (5-0) e a Escócia perdeu na Chéquia (0-2). «Não nos focamos no resultado do adversário», explica Afonso Moreira: «Focamo-nos principalmente em nós, em melhorarmos os aspetos que analisámos do jogo anterior, sabemos que temos a melhorar. Temos o grupo forte, unido e faremos tudo para conseguirmos os três pontos.»

Trabalho com Luís Freire «tem sido cinco estrelas»

Depois de deixar o Sporting no último verão, a troco de €2 milhões, para reforçar o Lyon, Afonso Moreira fez a estreia pela Seleção de sub-21 contra os azeris. «O contexto de seleção não é novo para mim» - tem 24 internacionalizações noutros escalões» - «mas o dos sub-21 sim, é novo. É um patamar muito elevado, sei que tenho de trabalhar bastante e sinto um orgulho imenso em poder estar aqui e representar as cores de Portugal.»

Por fim, o jovem de 20 elogiou o trabalho com a equipa técnica liderada por Luís Freire, que iniciou uma nova era nesta Seleção.

«Tem sido tudo cinco estrelas. Realmente é uma grande reestruturação, mas acho que foi positiva e isso viu-se no primeiro jogo e vamos demonstrá-lo agora na Escócia. Desde o primeiro minuto do primeiro dia que ouvimos as instruções do míster Luís Freire e conseguimos introduzir isso dentro do nosso jogo», realçou Afonso Moreira.