Abel Ferreira, treinador do Palmeiras (IMAGO / Carneiro Images)

Abel e Leonardo Jardim em apuros na Copa do Brasil

Palmeiras foi derrotado pelo Corinthians, enquanto o Cruzeiro não foi além de um nulo frente ao CRB

Abel Ferreira e Leonardo Jardim não tiveram motivos para sorrir depois das partidas de Palmeiras e Cruzeiro na Copa do Brasil já que o Palmeiras foi derrotado pelo rival Corinthians, por 0-1, ao passo que o Cruzeiro registou um empate a zeros frente ao CRB, da segunda divisão.

Num dérbi de ritmo intenso e repleto de emoção na Neo Química Arena, o Corinthians levou a melhor sobre o Palmeiras, na primeira mão dos oitavos de final.

O jogo começou a alta velocidade, com o timão - que contou com o ex-Sporting e Benfica André Carrillo no onze inicial - a assumir as despesas ofensivas. Aos 15 minutos, Memphis Depay conquistou uma grande penalidade, mas Yuri Alberto permitiu a defesa de Weverton, que manteve o nulo com uma intervenção de enorme qualidade.

O equilíbrio manteve-se na segunda parte, mas aos 79 minutos, Garro marcou rapidamente um livre para Matheuzinho, que cruzou na perfeição para Memphis Depay abrir o marcador de cabeça, naquele que foi o primeiro golo do neerlandês em clássicos.

O Palmeiras ainda celebrou o empate dois minutos depois, com novo golo de Maurício, mas o VAR interviu e anulou o tento por fora de jogo de Gustavo Gómez no início da jogada. Até final, ambas as equipas procuraram o golo, mas o resultado manteve-se, com o Corinthians a garantir vantagem para o jogo da segunda mão, que se realiza na madrugada próxima sexta-feira (1h30, hora de Lisboa).

Domínio do Cruzeiro esbarrou em Matheus Albino

Também o Cruzeiro de Leonardo Jardim não conseguiu um bom resultado na primeira mão dos oitavos, ao empatar a zeros com o CRB, clube que disputa a Série B brasileira, e somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer.

A raposa dominou por completo as ações ofensivas, mas não conseguiu chegar ao golo, muito por culpa da excelente exibição do guarda-redes Matheus Albino. O guarda-redes do CRB foi a figura do encontro, com 11 defesas que mantiveram a baliza inviolada e adiaram a decisão da eliminatória para a segunda mão, marcada para a próxima quinta-feira (23h30).

A equipa da casa começou forte, com Eduardo e Kaio Jorge a criarem perigo e o ex-Benfica Gabriel Barbosa a acertar no poste, depois de um livre direto. O CRB respondeu esporadicamente, mas a pressão do Cruzeiro foi constante, sobretudo na segunda parte, onde Matheus Albino brilhou com defesas sucessivas a remates de Wanderson, do ex-Sporting Matheus Pereira e de Gabriel Barbosa.

Gabriel Barbosa esteve perto do golo (Imago)

O final do jogo foi um verdadeiro cerco à baliza dos visitantes, com Yannick Bolasie - que passou por Alvalade - também a tentar o golo, mas o guarda-redes do CRB voltou a segurar o empate e saiu como herói da noite. O Cruzeiro dominou em posse e remates (23 finalizações), mas falhou na eficácia e terá agora de decidir o apuramento fora de casa.

Sugestão de vídeo