11 maio 2025, 18:25
Óquei Barcelos bate FC Porto na final e sagra-se campeão europeu
Triunfo só surgiu nos penáltis, depois de um empate 1-1
Conti Acevedo, guarda-redes do Óquei de Barcelos e da seleção argentina, tinha pré-acordo com as águias para 2026/27, mas dragões adiantaram-se na corrida
O FC Porto está na pole position para assegurar a contratação de Conti Acevedo, guarda-redes que bem recentemente se sagrou campeão europeu pelo Óquei Clube de Barcelos, clube que representa desde 2020, depois de dois anos no HC Braga.
Os dragões, apurou A BOLA, adiantaram-se, nas últimas semanas, ao Benfica na corrida pelo guardião. Acevedo, 27 anos, é também o titular da seleção da Argentina - campeão mundial em 2022 e vice-campeão no ano passado pela seleção albiceleste - e considerado um dos melhores do mundo na sua posição. Nesta altura, de resto, Conti está a defrontar o provável futuro clube na final do 'play-off' do campeonato nacional, com vantagem de 1-0 para os portistas nesta altura.
No último trimestre de 2024, o Benfica alinhavou um pré-acordo com Conti Acevedo, tendo em vista a mudança do sul-americano para a Luz na temporada 2026/27: o plano das águias era simples e previa que Acevedo substituísse Pedro Henriques, o experiente guarda-redes das águias e cujo contrato terminará, precisamente, daqui a um ano. Este pré-acordo, na prática, não tem qualquer validade, uma vez que, como acontece no futebol, nas modalidades amadoras essa aproximação a jogadores só pode acontecer nos últimos seis meses de contrato, o que não é o caso, já que o vínculo do argentino é igualmente válido até 2026.
11 maio 2025, 18:25
Triunfo só surgiu nos penáltis, depois de um empate 1-1
Perante o fracasso que foi a temporada, que terminará sem títulos para o Benfica apesar do forte investimento em Edu Castro (treinador) e jogadores como João Rodrigues ou Pau Bargalló, os encarnados ponderaram exercer a cláusula de rescisão de Conti Acevedo para que este se mudasse para Lisboa já na próxima temporada. Mas esse avanço não se concretizou, tendo o Benfica acabado por se mostrar indisponível para pagar os cerca de 50 mil euros necessários para quebrar o contrato de Conti com o OC Barcelos.
Perante a indefinição das águias, aproveitou o FC Porto, que tem bem encaminhada a contratação do guardião e já para a próxima temporada. Xavier Malián, o titular absoluto das redes azuis e brancas desde 2019, tem contrato por mais um ano, mas tem mercado em Espanha e o regresso ao HC Liceo, de onde veio para o FC Porto, perfila-se como a opção mais provável, abrindo-se, então, as portas da baliza do FC Porto a Conti Acevedo.