Sub-21: Portugal derrota Bulgária e recupera a liderança
Portugal venceu a Bulgária no Portimão Estádio, em jogo referente à 3.ª jornada do Grupo B da fase de qualificação para o europeu de sub-21, cuja fase final será realizada em 2027 na Albânia e na Sérvia

Portugal venceu a Bulgária no Portimão Estádio e volta a liderar o Grupo B de qualificação para o Euro-2027. Depois do triunfo nesta tarde da República Checa sobre o Azerbaijão, a seleção nacional era obrigada a vencer para apanhar os checos no topo. O que foi obtido com distinção e os números finais até são escassos para tantas oportunidades criadas. Os golos apareceram apenas na 2.ª parte, por Rodrigo Mora (58'), Tiago Parente (66') e Gustavo Varela (79'). Na próxima terça-feira, dia 14, Portugal defronta Gibraltar.

TERMINOU O JOGO: PORTUGAL 3-0 BULGÁRIA

90' - 3 minutos de tempo adicional.

90' - Forbs atirou com perigo rente ao poste direito

89' - Na sequência de canto, Tiago Gabriel, de cabeça, obrigou Andreev a defesa apertada.

86' - A Bulgária também esgota as substituições: saíram Marinov e Polendakov e entraram Stoyanov e Yordanov

84' - Remate rasteiro de Quenda que fez a bola passar rente ao poste direito.

80' - Substituição na seleção de Portugal: saiu Rodrigo Mora e entrou Rafael Luís

79' - GOOOLOOO DE PORTUGAL!!!! GUSTAVO VARELA!!! Gustavo Sá descobre Carlos Forbs na esquerda para cruzar para a entrada de rompante de Gustavo Varela que atirou forte, com a bola a bater na barra e a cair para dentro da baliza. Está feito o terceiro de Portugal!!!

69' - Cartão amarelo a Polendakov

69' - Mais uma substituição na Bulgária: Rupanov cedeu o lugar a Dimitrov.

66' - GOOOLOOO DE PORTUGAL!!!!! TIAGO PARENTE!!!! Diogo Travassos fletiu da direita para o centro e rematou rasteiro para defesa de Andreev para o lado direito, com Tiago Parente a fazer a recarga. Portugal eleva a contagem!!!!

66' - Mais duas substituições na seleção portuguesa: saíram Chermiti e Roger Fernandese entram Gustavo Varela e Carlos Forbs

64' - Expulsão de Lazarov! O extremo viu o segundo cartão amarelo, agora por uma entrada dura sobre Gustavo Sá.

59' - Dupla substituição na seleção portuguesa: saíram Diego Rodrigues e Martim Fernandes e entraram João Simões e Diogo Travassos

58' - GOOOLOOO DE PORTUGAL!!!!! RODRIGO MORA!!!! Roger Fernandes rematou em zona frontal, a bola bateu num jogador da Bulgária e foi para o lado esquerdo onde estava Tiago Parente, que cruzou para Rodrigo Mora desviar à entrada da pequena área. Está desbloqueado o marcador!

57' - Substituição na Bulgária: saiu Mitkov e entrou Zlatev

55' - Bulgária, que perigo!!!! Balov cruzou na esquerda, Rupanov não conseguiu fazer a emenda com a bola a encontrar Mitkov solto na direita e a atirar por cima

49' - Cartão amarelo a Rupanov.

48' - Cruzamento de Martim Fernandes, com Chermiti a elevar-se e a cabecear por cima.

46' - Começou a segunda-parte!

Domínio absoluto de Portugal na primeira-parte, com oportunidades mais do que suficientes para ir em vantagem para o descanso.

Intervalo: Portugal 0-0 Bulgária

45' - 1 minuto de tempo adicional.

44' - Cartão amarelo a Lazarov

43' - Mora!!!! O criativo português ganhou uma bola perdida por um búlgaro e na área atirou ligeiramente por cima.

41' - Que perigo!!!! Gustavo Sá atirou rasteiro de fora da área, a bola passou muito perto do poste direito.

40' - Quenda lança Chermiti nas costas da defesa da Bulgária, mas o avançado não conseguiu desviar

27' - Mais uma situação de muito perigo do ataque de Portugal, com Roger Fernandes a cruzar e Chermiti a errar o alvo por pouco.

23' - Mais uma boa jogada de Portugal, com Roger a cruzar rasteiro, mas Chermiti a não conseguir desviar de calcanhar. A bola sobrou depois para a seleção nacional, com Diego Rodrigues a atirar à entrada da área, para Andreev defender a dois tempos.

21' - João Carvalho teve de sair da sua área para cortar de cabeça uma bola em profundidade da Bulgária, antecipando-se a Rupanov

15'- Portugal com maior pendor ofensivo e com boa circulação de bola.

4' - Cartão amarelo a Roger Fernandes

3' - Portugal ao poste!!! Martim Fernandes cruzou na direita e Chermiti desviou de calcanhar ao primeiro poste para defesa do guarda-redes. Na recarga, Tiago Parente viu o remate desviar num defesa e bater no poste esquerdo da baliza da Bulgária.

1' - Começou o jogo!

Agora o hino de Portugal

Ouve-se o hino da Bulgária

As duas seleções regressam ao relvado, o jogo está quase a começar!

Portugal também já terminou o aquecimento.

Os jogadores da Bulgária já terminaram, no relvado do Portimão Estádio estão apenas os jogadores de Portugal.

Os jogadores das duas equipas fazem exercícios de aquecimento.

Entretanto, já terminou o República Checa-Azerbaijão, com vitória expressiva (5-0) dos checos, que provisoriamente assumem a liderança do grupo. Portugal precisa de vencer voltar à liderança.

Onze da Bulgária: Andreev; Polendakov, Georgiev, Ivanov e Papazov; Marinov, Panayotov e Mitkov; Lazarov, Rupanov e Balov.

Suplentes da Bulgária: Iliev, Ivanov Nikolaev, Pavlov, Raychev, Stoyanov, Nikola Iliev, Dimitrov, Zlatev e Yordanov

Eis o onze de Portugal: João Carvalho; Martim Fernandes, Tiago Gabriel, Gonçalo Oliveira e Tiago Parente; Quenda, Diego Rodrigues, Gustavo Sá e Roger; Rodrigo Mora e Chermiti.

Suplentes de Portugal: André Gomes, Diogo Travassos, João Muniz, Rafael Luís, Carlos Forbs, Mathias de Amorim, João Simões, Gustavo Varela e Fábio Baldé

A equipa de arbitragem é de Malta, sendo constituída pelos seguintes elementos: Philip Farrugia (árbitro), Mitchell Scerri e Duncan Spencer (árbitros assistentes) e Ezekiel Barbara (4.º árbitro).

Em relação à lista inicial, anunciada do dia 3, Luís Freire já efetuou uma mudança: Vivaldo Semedo, avançado do Watford foi dispensado devido a lesão e para o seu lugar foi chamado Gustavo Varela.

Luís Freire, selecionador nacional, convocou os seguintes jogadores para o compromisso com os búlgaros e também com Gibraltar, no dia 14 (terça-feira)

Guarda-redes: André Gomes (Alverca), Diogo Fernandes (FC Porto) e João Carvalho (SC Braga)

Defesas: Diogo Travassos (Moreirense FC), Francisco Chissumba (FC Alverca), Gabriel Brás (FC Porto), Gonçalo Oliveira (SL Benfica), João Muniz (Sporting CP), Martim Fernandes (FC Porto), Tiago Gabriel (US Lecce Spa) e Tiago Parente (GD Estoril Praia)

Médios: Diego Rodrigues (SC Braga), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Simões (Sporting CP), Mateus Fernandes (West Ham United FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão) e Rafael Luís (RC Strasbourg)

Avançados: Carlos Forbs (Club Brugge KV), Fábio Baldé (Hamburger SV), Geovany Quenda (Sporting CP), Gustavo Varela (Gil Vicente FC), Rodrigo Mora (FC Porto), Roger Fernandes (SC Braga) e Youssef Chermiti (Rangers FC)

A fase final do Euro-27 disputa-se na Albânia e na Sérvia.

Nesta jornada, os checos jogam mais cedo (17h00), recebendo o Azerbaijão.

À entrada para esta jornada, Portugal liderava o grupo com 6 pontos - a par da República Checa - fruto de dois triunfos diante do Azerbaijão, por 5-0, e Escócia, por 2-0.

Seja bem-vindo ao Portugal-Bulgária, em sub-21, encontro respeitante à 3.ª jornada do Grupo B do europeu 2027.