9' - Jogo muito mais dividido nesta fase. A resposta de Portugal à desvantagem foi fantástica, marcando dois golos em duas boas jogadas. As duas equipas jogam com muito intensidade e vontade de atacar!
7' - Está feito o empateeeee para Portugaaaal! Rúben Góis a brilhar com um golo à pivô: recebe a bola de Tiago Brito, roda sobre o adversário e atira a fuzilar com o pé esquerdo, ao canto superior! Golaço do jogador que representa o Rio Ave!
5' - Goloooooo de Portugaaaal! Afonso Jesus estreia-se a marcar no Europeu! Numa jogada confusa, Diogo Santos cruzou, a bola foi-lhe devolvida pela defesa e Cecilio cai no chão a reclamar de falta, deixando Afonso Jesus sozinho para finalizar após passe de Diogo. O espanhol reclamou de falta, mas o árbitro mandou seguir.
4' - Com a confiança do resultado, a Espanha está mais confiante e pressiona muito e bem, a saída de bola portuguesa. A equipa de Jorge Braz ainda se tenta encontrar em jogo.
3' - E quase do nada, Portugal vê-se a perder por 0-2. Nova falha de Portugal, Cecílio Morales passa a José Raya, que atira cruzado e sem meias medidas para o segundo tento espanhol.
2' - Golo de Espanha no primeiro remate que faz à baliza. Pablo Ramírez serve Antonio Pérez, que ganha espaço no centro do terreno e remata rasteiro para o primeiro da partida. É o terceiro jogo consecutivo em que Portugal começa a perder.
2' - Pany Varelaaaa fica perto do golo! Bom ataque rápido conduzido por Pany, que tentou picar a bola, mas Didsc defendeu com a cabeça.
1' - Bernardo Paçó já testa a atenção de Didac Plana com um remate a rasar o poste.
COMEÇA O JOGO!
Já se ouve A Portuguesa!
Já se tocam os hinos, começando pelo espanhol.
Chegada da Seleção portuguesa à Arena Stozice, em Liubliana, Eslovénia, onde se realiza a final – mesmo palco onde, a 10 de fevereiro de 2018, conquistou o primeiro Europeu de futsal da sua história, frente a esta mesma Espanha:
No palco dos sonhos: Arena Stožice📍🏢 #FazHistória | #FutsalEURO pic.twitter.com/XIdHfZp9fV
— Portugal (@selecaoportugal) February 7, 2026
AÍ ESTÃO OS 10 JOGADORES QUE VÃO COMEÇAR A FINAL!
Eis o cinco inicial de Portugal: Bernardo Paçó; Tomás Paçó, Erick, Bruno Coelho (C), Pany Varela.
Suplentes: Edu, André Coelho, Afonso Jesus, Rúben Góis, Kutchy, Luír Júnior, Diogo Santos, Tiago Brito.
Cinco inicial de Espanha: Didac Plana; Antonio Pérez, Pablo Ramirez, Francisco Cortés, Mellado.
Suplentes: Chemi, Cecilio, Ricardo Mayor, Adrián Rivera, Raya, Adolfo, Rivillos, Gordillo, Novoa.
Note-se que, no penúltimo jogo deste Europeu, a Croácia venceu a França para ficar com o último lugar do pódio. Após o empate a cinco bolas no tempo regulamentar, a Croácia venceu por 6-5 nas grandes penalidades.
O caminho de Portugal até à final:
Ficou no 1.º lugar no Grupo 7 da fase de qualificação, com seis vitórias em seis jogos: 7-2 Andorra (fora), 4-2 Países Baixos (casa), 5-1 Macedónia do Norte (fora), 3-0 Macedónia do Norte (casa), 5-0 Andorra (casa), 7-4 Países Baixos (fora).
No Euro venceu o Grupo D ganhando a Itália (6-2), Hungria (5-1) e Polónia (3-2). Nos quartos e na meia-final, começou ambos os jogos a perder, mas acabou por cima, primeiro ganhando (8-2) à Bélgica e depois à França (4-1).
O caminho de Espanha até à final
Venceu o Grupo 8 de qualificação, também só com vitórias: 9-0 Suíça, 6-1 Bósnia e Herzegovina, 6-0 Inglaterra, 7-0 Inglaterra, 6-0 Suíça, 3-2 Bósnia e Herzegovina.
Venceu o Grupo C do Europeu, ultrapassando Eslovénia (4-1), Bielorrússia (2-0) e Bélgica (10-3). Nos quartos de final despachou a Itália (4-0) e nas meias-finais venceu a Croácia (2-1).
A UEFA recordou os muitos confrontos anteriores entre Portugal e Espanha em grandes torneios de futsal. Note-se que esta é a terceira vez que as seleções se encontram na final de um Campeonato da Europa. Espanha venceu (4-2) em 2010 e Portugal fez o mesmo (3-2) em 2018.
Europeu de futsal
Meias-finais de 2022: Portugal 3-2 Espanha (Amesterdão)
Final de 2018: Portugal 3-2ap Espanha (Ljubljana)
Quartos-de-final de 2016: Portugal 2-6 Espanha (Belgrado)
Jogo do terceiro lugar de 2014: Portugal 4-8 Espanha (Antuérpia)
Final de 2010: Portugal 2-4 Espanha (Debrecen)
Fase de grupos de 2010: Portugal 1-6 Espanha (Debrecen)
Meias-finais de 2007: Espanha 2-2ap, 4-3pen Portugal (Gondomar)
Fase de grupos de 2005: Portugal 1-3 Espanha (Ostrava)
Fase de grupos de 2003: Espanha 3-3 Portugal (Caserta)
Mundial de Futsal
Quartos-de-final de 2021: Espanha 2-4ap Portugal (Vilnius)
Segunda fase de grupos de 2004: Espanha 3-1 Portugal (Taoyuan)
Segunda fase de grupos de 2000: Portugal 1-3 Espanha (Cidade da Guatemala)
Finalíssima de Futsal de 2022
Portugal 1-1ap, 4-2pen - Espanha (Buenos Aires)
André Coelho, Bruno Coelho, Pany Varela e Tiago Brito são os únicos jogadores da comitiva portuguesa que se podem sagrar tricampeões europeus. Já Tomás Paçó, Afonso Jesus, Erick Mendonça e Pauleta podem conquistar o bicampeonato europeu nas respetivas carreiras.
Recorde as antevisões de Jorge Braz e de André Coelho a este grande jogo:
A antevisão do selecionador espanhol Jesús Velasco: «Quem gosta de futsal sabe que este jogo é imperdível. Estamos entre as duas melhores seleções deste Campeonato da Europa e acho que será um espetáculo fantástico. O estilo de jogo das duas equipas é muito semelhante em muitos aspetos. Nós inspiramo-nos muito em Portugal e Portugal inspira-se muito na Espanha. Será uma partida muito estratégica, onde cada equipa tentará ditar o ritmo do jogo a seu favor. Jogaremos na nossa metade da quadra e Portugal na deles. A partir daí, será um grande desafio.»
Boa tarde! Portugal joga hoje por tudo na final do Europeu de futsal, frente ao maior rival histórico, dentro e fora do desporto: a Espanha. Jorge Braz e companhia procuram o tricampeonato do Euro e estender este domínio sobre a modalidade que, durante muitos anos, pertenceu aos espanhóis - sete vezes campeões da Europa. O encontro tem início marcado para as 18.30 horas e pode acompanhá-lo aqui ao minuto!