20': Golo de Portugal! Mais uma jogada envolvente, já no decorrer do último minuto - Pany Varela invadiu pela esquerda, tocou para Erick Mendonça e este serviu André Coelho que apenas necessitou de encostar para o 3-1.
A equipa nacional alcança, pela primeira vez, uma posição de vantagem e esperará impor-se de forma a que o adversário não volte a causar surpresas.
17': Golo de Portugal! A naturalidade está reposta e a equipa das Quinas volta a marcar, com um golaço de Pany Varela.
17': Boa postura da Bélgica, que já partiu para a ofensiva e rematou por duas vezes.
16': Depois do golo, Portugal tenta a reviravolta! Ataque contra ataque e remates em ambas as balizas, com a equipa nacional a voltar a deparar-se com Vrancken.
14': Golo de Portugal! A persistência conduziu à perfeição e a uma boa jogada de finalização para obter a igualdade - Diogo Santos transportou pelo corredor central, envolveu o lado direito e Bruno Coelho surgiu ao segundo poste a encostar para golo.
13': Diogo Santos volta a insistir, mas atira ao poste!
13': Mudam os intervenientes portugueses, mas o protagonista continua o mesmo - Vrancken também se revelou intransponível perante Diogo Santos.
A Bélgica pede timeout, procurando manter a cabeça fria e o ritmo de jogo que lhe convém. Para já, os belgas surpreendem Portugal.
12': A Bélgica consegue afastar ligeiramente a pressão e atira para duas defesas seguras de Bernardo Paçó, perante Rahou.
11': Novamente o guardião belga, agora a sair aos pés de Tomás Paçó.
11': Novamente Brito e... novamente Vrancken! Portugal tenta o assalto, mas encontra, para já, um muro.
10': O guardião belga parece ter arrancado para tarde inspirada: boa defesa, novamente perante Pany, e também perante Tiago Brito.
10': Segundos após ter cometido autogolo, Pany Varela tentou redimir-se ao voltar ao remate, mas voltou a não ultrapassar Vrancken.
9': Golo da Bélgica! Surpresa em Ljubljana, promovida pela Bélgica e uma grande ação individual de Rahou, que recebeu, fez um túnel a André Coelho e atirou na direção da baliza. Pany Varela, na tentativa de evitar o golo adversário, desviou a bola para as próprias redes.
8': Portugal volta aos remates, por Pany Varela, que no entanto atirou por cima.
Início de partida mais equilibrado do que poderia supor-se, com a Bélgica a discutir a partida e a atacar a baliza de Bernardo Paçó sempre que tem essa possibilidade.
O conjunto belga pedia grande penalidade por pretensa falta de Bernardo Paçó sobre Buyl, mas os juízes da partida mandaram jogar.
5': Jogo interrompido para video support , pedido pela Bélgica
4': Novo duelo entre Tomás Paçó e Vrancken, com novo sucesso para o guardião belga, que travou o livre direto defendendo com os pés.
4': Portugal volta a insistir, novamente por duas vezes, e com o guarda-redes Vrancken a corresponder - nota para a intervenção felina perante o remate inesperado de Afonso Jesus, apontado ao ângulo inferior direto.
3': Responde a Bélgica e com perigo! Rahou visou a baliza, mas Bernardo Paçó opôs-se com qualidade.
1': Portugal começa forte, como esperado, e com duas situações de remate, ambas defendidas por Vrancken.
Começa a partida!
Tudo a postos e a partida irá começar dentro de instantes.
Escuta-se A Portuguesa na capital eslovena!
Árbitro: Damian Grabowski (Polónia)
Segundo árbitro: Arttu Kyynaeraeinen (Finlândia)
Terceiro árbitro: Nikola Jelić (Croácia)
Quarto árbitro: Ondřej Černý (Chéquia)
Cronometrista: Dominykas Norkus (Lituânia)
A dez minutos de se iniciar o encontro, está tudo a postos na Arena Stožice, em Ljubljana.
BÉLGICA: Vrancken, Rahou (c), Gréllo, Ghislandi e Aabou.
PORTUGAL: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Erick Mendonça, Bruno Coelho (c) e Tiago Brito.
Já há equipas!
Dia de quartos de final no Europeu! 🔥 #FazHistória | #FutsalEURO pic.twitter.com/uOnIFKsWY1
— Portugal (@selecaoportugal) February 1, 2026
Apesar do favoritismo que se atribui a Portugal, Jorge Braz e Erick Mendonça não pretendem facilitar um milímetro, planeando dominar a partida desde início e evitar surpresas indesejáveis.
Pela frente, a equipa das Quinas terá a Bélgica, adversário que conseguiu a qualificação in extremis após ter vencido apenas um de três jogos, o que lhe permitiu obter a passagem como segunda classificada no Grupo C, vencido pela Espanha.
Depois de uma fase de grupos 100% vitoriosa, segue-se a primeira partida a eliminar para Portugal, que espera enfrentar mais duas batalhas - meia final e final - pelo sonho de alcançar um inédito tricampeonato europeu.
Portugal entra na fase a eliminar como vencedor do Grupo D, com pleno de vitórias - Itália (6-2), Hungria (5-1) e Polónia (3-2), defrontando os belgas por uma vaga nas meias finais.
Boa tarde! A Seleção Nacional de futsal defronta este domingo a Bélgica a partir das 15 horas, num jogo válido pelos quartos de final do Campeonato da Europa da modalidade, cuja organização é tripartida por Letónia, Lituânia e Eslovénia.